TROFÉU AÇORIANIDADE 2010

08/10/2010 18:54

Na entrega do troféu, Núcleo de Estudos Açorianos lança a 17ª Festa Açoriana, que ocorrerá em Governador Celso Ramos

Dez personalidades catarinenses serão agraciadas este ano com o Troféu Açorianidade 2010 pela Universidade Federal de Santa Catarina. A cerimônia ocorrerá no dia 21 de outubro às 19h30min, no Centro Adventista de Treinamento na Praia de Palmas em Governador Celso Ramos (Catre), quando serão conhecidos os nomes das pessoas, instituições e empresas homenageadas por atuar na pesquisa, preservação e divulgação da cultura açoriana em Santa Catarina. Na cerimônia, o Núcleo de Estudos Açorianos da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC fará também o pré-lançamento da 17ª AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina.

Criada em 1996 pelo Núcleo de Estudos Açorianos, a distinção reverencia todos os anos 10 personalidades, cada uma com um troféu alusivo ao nome de uma Ilha do Arquipélago Açoriano: São Miguel, Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Faial, Corvo, Flores. O décimo troféu leva o nome da Ilha de Santa Catarina, chamada carinhosamente de 10ª Ilha Açoriana. Neste ano, o Nea criou mais uma condecoração, o “Troféu Açorianidade Especial”, para o embaixador de Portugal no Brasil, o Dr. João Manuel Guerra Salgueiro. O design da estátua foi escolhido em concurso público que aprovou a criação do artista plástico João Aurino Dias (Dão). As indicações e a votação final para escolha dos ganhadores do Troféu é feita pelo Conselho Deliberativo do NEA, composto por 58 instituições (prefeituras, universidades e fundações culturais) sediadas no litoral de Santa Catarina que têm a preocupação de preservar os traços culturais trazidos pelos açorianos há mais de 260 anos, segundo Joi Cletison Alves, coordedor do Núcleo.

De caráter estadual, a 17ª AÇOR – Festa da Cultura Açoriana do Estado de Santa Catarina acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense com o objetivo de mostrar o que há de mais autêntico e original de cultura açoriana no folclore, artesanato, danças, gastronomia e religiosidade, conforme o coordenador de comunicação do NEA, Francisco do Vale Pereira. Este ano, a sede do evento será o município Governador Celso Ramos, de 5 a 7 de novembro. Já foram sede do Açor as cidades de Itajaí, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos e Palhoça.O evento inclui exposições, mostra de vídeos, apresentações culturais, palestras e lançamentos de livros. Um pavilhão com estandes culturais onde estarão representados 36 municípios e instituições do litoral de Santa Catarina, apresentando o seu artesanato de referência regional com base na cultura açoriana. Nesse espaço diversos artesãos vão produzir e comercializar suas peças. Nos três dias de festa haverá mais de 60 apresentações folclóricas e dois shows musicais no encerramento das noites dos dias 5 e 6 de novembro.

No dia 6 de novembro, às 10 horas, na Praia da Gamboa, em Governador Celso Ramos, acontecerá o Desfile Folclórico, com os grupos participantes do evento e no domingo, dia 7, às 9h30min, na Igreja da Fazenda da Armação, será realizada a Missa do Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo. Estão confirmadas seis cantorias (folias do Espírito Santo) e 12 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios. Promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina é uma realização do Núcleo de Estudos Açorianos da SeCArte/UFSC em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação e Cultura e a Secretaria de Turismo e Esportes.

Informações pelo fone 48 3721-8605 ou na página www.nea.ufsc.br

RELAÇÃO DOS AGRACIADOS COM O TROFÉU AÇORIANIDADE 2010

Troféu Açorianidade 2010 – Ilha Terceira
Grupo Folclórico
Grupo Folclórico Mocinhas da Cidade
(Cidade de Araquari)

Troféu Açorianidade 2010 – Ilha do Pico
Veículo de Comunicação
Programa Cultura Açoriana
(Cidade de Imbituba)

Troféu Açorianidade 2010 – Ilha do Faial
Administração Municipal
Prefeitura Municipal de Itajaí

Troféu Açorianidade 2010- Ilha São Jorge
Personalidade
Manoel José da Silva e Maria Zumira da Silva
(Cidade de Governador Celso Ramos)

Troféu Açorianidade 2010 – Ilha São Miguel
Instituição de Ensino Superior ou Cultural
Engenho Andrade
(Cidade de Florianópolis)

Troféu Açorianidade 2010 – Ilha Graciosa
Pesquisador
Vera Eli Pereira Pires
(Cidade de Bombinhas)

Troféu Açorianidade 2010 – Ilha das Flores
Artista Plástico
Paulo Vilalva e Osmarina Vilalva
(Cidade de Florianópolis)

Troféu Açorianidade 2010 – Ilha do Corvo
Artesão
Rosana Carvalho da Silveira
(Cidade de São Francisco do Sul)

Troféu Açorianidade 2010 – Ilha Santa Catarina
Escola de Ensino Fundamental ou Médio
Escola Maria da Glória Veríssimo de Farias
(Cidade de Itapema)

Troféu Açorianidade 2010 – Especial
Dr. João Manuel Guerra Salgueiro
Embaixador de Portugal no Brasil

Troféu Açorianidade 2010 – 17º AÇOR
17 ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina