PROGRAMAÇÃO 17º AÇOR. Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina

18/10/2010 18:55

5/11 – Sexta-feira

18:30 Abertura da Praça da Gastronomia Típica de Base Açoriana.
Abertura dos Estandes Culturais, Exposições Temáticas
19:00 Apresentações Folclóricas
19:30 Abertura Oficial do 17º AÇOR, com pronunciamentos oficiais
20:30 Visita das Autoridades aos Estandes Culturais
21:00 Apresentações Folclóricas
23:30 Show Musical de Encerramento
24:00 Encerramento das visitas aos Estandes Culturais e Exposições

6/11 – Sábado
10:00 Desfile do 17º AÇOR. Grupos Folclóricos, Municípios e Instituições que participam da
17° Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina. Local: Rua Gerino Delmiro dos Santos – Fazenda da Armação – Governador Celso Ramos
11:30 Abertura da Praça de Alimentação
12:00 Abertura dos Estandes Culturais e Exposições
12:00 às 23:30 – Apresentações Folclóricas
23:30 Show Musical de Encerramento
24:00 Encerramento das visitas aos Estandes Culturais e Exposições

7/11 – Domingo
9:00 Missa do Encontro das Bandeiras e Folias do Divino Espírito Santo.  Local: Capela São Sebastião – Fazenda da Armação
11:30 Abertura da Praça de Alimentação
12:00 Abertura dos Estandes Culturais e Exposições
12:00 às 20:00 – Apresentações Folclóricas
19:00 Encerramento das visitas aos Estandes Culturais

GASTRONOMIA
Comida Típica de Base Açoriana: almoço e jantar, café açoriano e outros quitutes.
5/11 das 18:00 às 24:00 horas (Sexta-feira)
6/11 das 11:30 às 24:00 horas (Sábado)
7/11 das 11:30 às 20:00 horas (Domingo)

ESTANDES CULTURAIS
Exposições dos Municípios e Instituições mostrando as referências da Cultura de Base Açoriana do Litoral Catarinense (artesanato, utensílios, artesões produzindo, etc).

EXPOSIÇÃO DAS ESCOLAS DE GOVERNADOR CELSO RAMOS Apresentando a comunidade os conteúdos trabalhados em sala de aula para valorização e preservação da herança cultural açoriana no município. Escolas participantes: Alaíde da Silva Mafra, Aderbal Ramos da Silva, Dalma Luz de Azevedo, Dulce Godinho Nazário, Eudes Mafra, Elvira Sardá da Silva, Generosa Colondino Galo, João Baldança Sobrinho, Julia Sagas, Lucia Francisca Sagas, Maria Amália Cardoso, Maria Veríssimo da Silva, Miguel Pedro dos Santos,  Ondina da Silva Rosa, Senhora dos Navegantes, Sílvia Prazeres da Silva,  e  Roberto Manoel Callado.
Datas e horários de funcionamento:
05/11 das 18:00 às 24:00 horas
06/11 das 12:00 às 24:00 horas
07/11 das 12:00 às 19:00 horas

EXPOSIÇÕES
“Açores” Mostra imagens de varias ilhas do arquipélago açoriano enfocando arquitetura, costumes e belezas naturais. Fotografias de Joi Cletison.
“Os Açores” Exposição do fotografo português Mauricio de Abreu, que apresenta imagens das freguesias rurais e tradições culturais no Arquipélago dos  Açores. Pavilhão do Evento no horário de funcionamento dos estandes.

OFICINAS
O Projeto Saber Fazer: tem como proposta estimular às práticas artesanais tradicionais desenvolvidas pelos descendentes de açorianos no litoral catarinense, buscando elevar a auto-estima desses habitantes, rea-firmando o indivíduo e a coletividade. No AÇOR estaremos mostrando a produção da renda de crivo, tecelagem, cerâmica figurativa, cestaria e renda de bilro.

Demonstração: em vários estandes das Instituições
participantes os artesãos estarão exibindo suas técnicas de produção e também comercializando seus produtos.

FEIRA INDUSTRIAL E COMERCIAL DA 2º MAR&FESTA
Teremos um pavilhão com a feira da industria e  do comercio do município de Governador Celso Ramos organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Turismo.
Datas e horários de funcionamento:
Local:Rua Maria Luiza dos Santos, Praia da Camboa
05/11 das 18:00 às 24:00 horas

06/11 das 12:00 às 24:00 horas
07/11 das 12:00 às 20:00 horas

MOSTRA DE VÍDEOS
Projeção de vídeos temáticos filmados no litoral de Santa Catarina e no Arquipélago dos Açores, tendo como tema: Religiosidade, Festas populares, touradas a corda, artesanato, danças folclóricas e outros. Exibição do documentário “Ganchos entre Mares e Montanhas” de Tatiana Kviatkoski que mostra a herança cultural açoriana na cidade de Governador Celso Ramos.
Horários e programação no local.

PARTICIPAM DO 17º AÇOR
Prefeituras: Araquari, Barra Velha, Biguaçu,  Bombi-nhas, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gravatal, Governador Celso Ramos, Içara, Itajaí, Imbituba, Itapema, Jaguaruna, Laguna, Palhoça, Paulo Lopes, Penha, Porto Belo, São Francisco do Sul, São José, e Sombrio.
Instituições: Associação Luso Açoriana de Itajaí, ASSIART/Imbituba, ABOMSPI/Itapema, Consulado de Portugal em Florianópolis, Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina, Casa da Cultura de Sombrio, Escola de Oleiros de São José, Fundação Cultural de Itajaí, Fundação Municipal de Cultura de São José, Fundação Genésio Miranda Lins, Fundação de Cultura de Ara-quari,  Fundação Cultural de Bombinhas, Fundação Cul-tural de Laguna, Fundação Franklin Cascaes, Fundação Cultural de Porto Belo, Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul, Fundação Cultural de Criciúma, Grupo Folclórico Mistura, Grupo Folclórico Alegria, Grupo Arcos/Biguaçu, Grupo Rancho Açoriano, Grupo Folcló-rico Reis do Oriente, Grupo Folclórico Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, Grupo Folclórico Ale-gria/Porto Belo, Grupo Cultural Cru de Teatro e Boi de Mamão, Grupo Açor Sul Catarinense,  Grupo Folclórico da Terceira Idade do CDS/UFSC, Instituto Boimamão/ Bombinhas, Olaria Beira-Mar/São José, Santa Catarina Turismo/SANTUR, Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina / UFSC, Museu Histórico de São Francisco do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina.

AMBIENTAÇÃO DA CIDADE:
Escolas Municipais de Governador Celso Ramos.DECORAÇÃO DO PAVILHÃO DA FESTA: Equipe da Secretaria de Educação e Cultura de Governador Celso Ramos com obras dos artistas Maria Terezinha Flores da Silva e Marcio José Schutz, cedidas ao 17º AÇOR pela Secretaria de Educação e cultura de Palhoça.Execução: Decio David, Jane Francisca Campos, Manoel Donizete Velho, Seu Rubinho e Serginho.

AGRADECIMENTO:
Agradecemos a colaboração do Conselho Deliberativo do NEA da Universidade Federal de Santa Catarina / SECARTE, Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos e Comunidade de Ganchos. Este apoio foi decisivo para a realização da 17º Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina.

INFORMAÇÕES:
Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC. (48) 3721-8605 / www.nea.ufsc.br
Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos. (48) 3262.0434