Exposição – Memórias do Engenho Andrade. Pinturas de Neri Andrade

15/03/2011 19:00

O espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC abre o calendário de exposições de 2011 com a exposição de pinturas “Memórias do Engenho Andrade”.

As obras de Neri Andrade não impressionam somente pelo cromatismo, mas principalmente pela poesia de suas telas que retratam os Casarios, os engenhos, as festas religiosas, cenas rurais, as lidas da roça e o trabalho da pesca.As pinturas naif do artista retratam a herança cultural que os casais açorianos deixaram na Ilha de Santa Catarina, que hoje carinhosamente chamamos “Décima Ilha do arquipélago dos Açores”.

Nesta exposição o artista nos convida a uma viagem fascinante através de suas obras, retrata imagens de sua infância no engenho e no casarão Andrade onde nasceu e viveu grande parte de sua vida.Neri começou a pintar no final da década de setenta, portanto com mais de 30 anos de carreira. No ano de 2004 foi escolhido para representar o Brasil no Catálogo Internacional da CFM The Power of Flinght, da General Eletric, produtora de turbinas para aeronaves. Em 2006 foi premiado na Bienal Naif de Piracicaba/SP, com a obra “Pescaria Noturna” e “Interior de Engenho”. O critico de arte Oscar D’Ambrosio escreveu sobre a obra de Neri “O segredo está em não oferecer o obvio, mas criar uma visão pessoal de um universo no qual se sente à vontade por conviver com ele desde criança. A localidade que ele pinta não existe mais da maneira que Neri Andrade o retrata, mas é preservado pela sua memória, pela forma como transforma suas lembranças em obras bem elaboradas.”

Local:
Espaço Cultural NEA
Núcleo de Estudos Açorianos
Universidade Federal de Santa Catarina

Período: 15 de março a 15 de maio de 2011.

Visitação: 2ª a 6ª feira das 9 às 12 e das 14 às 17 horas

Informações: (48) 3721.8605 ou (48) 32352572 ou nea@nea.ufsc.br

Fotografias para divulgação: http://www.nea.ufsc.br/ExposicaoEngenho_NeriAndrade_2011.zip

Veja reportagem sobre a exposição: http://www.youtube.com/user/MelloJanine?feature=mhum#p/u/10/Rhwo4Nk9klI