Exposição fotográfica traz Açores a São José

16/03/2011 12:25

Foto: Joi Cletison

Arquitetura, festas populares, costumes tradicionais, e também as belezas naturais são temas da exposição Açores, de Joi Cletison: as 17 fotos ampliadas trazem imagens das ilhas do Pico, São Jorge, Terceira, Graciosa, Faial, São Miguel e Corvo, e ficam expostas de 17 de março até 03 de abril no Shopping Ideal (São José/SC).

Diretor do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC, Joi montou a exposição para comemorar os 260 anos da chegada dos emigrantes açorianos que povoaram o sul do Brasil, especificamente o Estado de Santa Catarina. O evento faz parte da programação da Mostra Açoriana em comemoração ao dia do município de São José (19/03). Além das exposições fotográficas, haverá apresentações do Folclore Açorianos e também demonstração e venda do artesanato de referência açoriana.

Joi atua como fotógrafo há mais de 25 anos e tem dezenas de exposições realizadas no Brasil e no exterior. A proposta da exposição é percorrer as diversas cidades do litoral de SC povoadas por emigrantes açorianos.

Mais Informações 48-3029.7305 ou Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

SERVIÇO:
Local: Shopping Ideal, Rua Adão Manoel da Silva, nº 584 – Areias, São José/SCPeríodo: 17/03 a 3/04/2011 das 10 às 22 horas.

Promoção: Shopping Ideal, RIC Record e Universidade Federal de santa Catarina

Apoio Cultural: Governo Autônomo dos Açores e Agencia de Comunicação da UFSC

Realização: Núcleo de Estudos Açorianos/UFSC

Texto de apresentação:

“A proposta desta exposição é viajarmos pelo Arquipélago dos Açores através da visão panorâmica e fotográfica de Joi Cletison. Usando o seu afinado e seleto olhar ele nos apresenta aspectos dos Açores e dos Açorianos, desde a paisagem, o cotidiano, a arquitetura, as tradições, a brincadeira com o touro, a religiosidade, o culto ao Divino Espírito Santo, em momentos cristalizados nestas fotografias.

O Arquipélago dos Açores é formado por nove ilhas de formação vulcânica (Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial, Pico, São Jorge, Flores, Graciosa e Corvo) e está localizado no Atlântico Norte a uma distância aproximada de 1.600 km do continente europeu.

Conhecendo um pouco das Ilhas Atlânticas, certamente que nos reconheceremos açorianos no nosso Litoral Catarinense e na nossa Ilha de Santa Catarina”.

Francisco do Vale Pereira

Historiador/NEA/UFSC