Exposição – CULTO AO ESPÍRITO SANTO

27/05/2011 12:30
Exposição - CULTO AO ESPÍRITO SANTO

Exposição - CULTO AO ESPÍRITO SANTO. Clique na imagem acima para ampliar!

Com certeza a maior herança cultural que os povoadores Açorianos deixaram na religiosidade popular do Estado Catarinense é o Culto ao Divino Espírito Santo. Para nós as Festas do Divino Espírito Santo.

Esta herança é demonstrada através das nossas Festas do Divino onde o sagrado e o profano convivem lado a lado. Nesta mostra apresentamos algumas indumentárias que são utilizadas durante as Festas, também estarão expostas fotografias, alfaias e objetos utilizados nas festas no Arquipélago dos Açores e em Santa Catarina.

Este ano estamos comemorando os 263 anos da chegada dos Açorianos ao Brasil Meridional, especificamente ao estado catarinense. Estas famílias que aqui chegaram trouxeram em sua bagagem uma cultura muito rica que deixaram em nosso estado. Hoje encontramos marcas desta herança cultural no artesanato, culinária, religiosidade, arquitetura, crença e mitos e no nosso jeito de falar e em muitos outros aspectos.

É justamente no artesanato, e neste caso com a cerâmica figurativa, que os artistas populares reproduzem imagens de sua herança cultural. Nesta exposição apresentaremos um cortejo do Divino em  miniatura produzidos pelos artesãos Paulo e Osmarina Villalva.

Teremos também na mostra conjuntos de Trajes de Imperadores mirins da cidade de Florianópolis, um Tambor da Folia do Espírito Santo vindo da cidade de Penha e uma Rabeca que também é um instrumento usado nas cantorias do Divino que trouxemos da cidade de Imarui, no litoral sul do estado de Santa Catarina. A Bandeira do Divino Espírito Santo, para nós o maior símbolo desta manifestação, é originária da Cidade de Itajaí também estará exposta. Já a Coroa, o Cetro e a Salva em prata lavrada, são originários da Ilha Terceira/Arquipélago dos Açores. E para completar a mostra estarão expostas fotografias das festas do Espírito Santo em São José, Santo Antônio de Lisboa, Ribeirão da Ilha do Arquipélago Açorianos Terceira, Graciosa e Pico nos Açores.

As Festas do Divino são realizadas no mesmo dia tanto aqui como nos Açores, comemoram o Petencostes (cinqüenta dias após a ressurreição) e este ano acontecem no dia 12 de junho.

Local: Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos/UFSC
Período: 01 de junho a 15 de julho de 2011
Visitação: 2ª a 6ª feiras das 9 às 12 e das 14 às 17 horas
Informações: (48) 3721.8605 ou nea@nea.ufsc.br

Veja matéria sobrea exposição: http://www.youtube.com/user/MelloJanine#p/a/u/0/2NW2xJGJyDU

FOTOS PARA DIVULGAÇÂO: http://ftp.identidade.ufsc.br/Expo_Divino_NEA_UFSC.zip

Promoção: Universidade Federal de santa Catarina – Secretaria de Cultura e Arte
Governo do Açores/Direção Regional das Comunidades

Realização: Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC

Apoio: Agecom – Agencia de Comunicação da UFSC