Mesa Redonda comemora o Dia de Portugal

13/06/2011 14:55
Conversa sobre Os Portugueses

Conversa sobre Os Portugueses

No dia 14 de junho,o Professor Doutor João Lupi e o Arquiteto Roberto Tonera reúnem-se para discutir a chegada dos portugueses em Santa Catarina e a herança deixada por eles.

Povoamento, colonização, construção de um sistema defensivo para a Ilha e período imperial serão alguns dos temas abordados na mesa redonda “Conversas sobre os Portugueses”, que acontece no dia 14 de junho, no auditório do Museu histórico de Santa Catarina. Organizada pelo Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura, o evento comemora o Dia de Portugal, 10 de junho, que é também dedicado a Camões, expressão máxima da literatura portuguesa. A mesa redonda, gratuita e aberta ao público, começa às 19 horas.

Para compor a mesa redonda foram convidados o professor João Lupi, Cônsul de Portugal em Florianópolis e Professor de Filosofia da UFSC, e o Arquiteto Roberto Tonera, responsável pelos Projetos de Restauração e Conservação das Fortalezas e Fortalezas Multimídia. O encontro ainda contará com a presença de Maria de Graça Castanho, responsável pela Direção Regional das Comunidades do Governo dos Açores. O órgão é responsável pelo acompanhamento histórico da diáspora açoriana e os intercâmbios com as comunidades açorianas espalhadas pelo mundo.

Assuntos como a instalação dos portugueses em Santa Catarina, as vicissitudes de Portugal, a diversidade da emigração para o Brasil e a herança deixada pelo povo português farão parte das discussões da mesa redonda. João Lupi e Roberto Tonera ainda abordarão o tema: “O português que não se vê, mas se ouve e sente”. Maria de Graça Castanho apresentará as novas diretrizes da presidência da Região Autônoma dos Açores e sua atuação junto com as comunidades açorianas da diáspora.

Além da mesa redonda, os participantes poderão apreciar as exposições “Os Portugueses na Ilha de Santa Catarina” e “Fortalezas da Ilha de Santa Catarina”, que também estão montadas no Museu histórico.

Serviço:
Data: 14 de junho
Horário: às 19h
Local: Auditório do Museu histórico de Santa Catarina.
Praça XV de Novembro – Florianópolis – SC
Informações: Joi – 3721.8605 ou 3028.8091

Marcela Borges
Estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da SeCArte/UFSC
raquelwandelli@yahoo.com.br, raquelwandelli@reitoria.ufsc.br
(48) 9911-0524 e 3721-9459
www.secarte.ufsc.br

Tags: conversalusofoniamesa redondaos portugueses