Estudantes da UFSC vencem prêmio internacional do Governo dos Açores

04/12/2012 18:31

Jovens venceram com trabalho ‘Um pedacinho dos Açores perdido no Mar’. Objetivo era debater o legado da cultura açoriana na ilha de Santa Catarina.

Por Luíza Fregapani

Os estudantes de jornalismo da UFSC Mateus Boaventura, Simone Feldmann e Thales Camargo são vencedores da 2ª edição do ‘Prêmio de Jornalismo Comunidades’, lançado no início do ano numa iniciativa do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades.

Os brasileiros venceram na categoria Comunidades Açorianas, com o trabalho ‘Um pedacinho dos Açores perdido no Mar’, um programa sobre o povoamento açoriano em Florianópolis, transmitido na rádio Ponto UFSC, emissora mantida pelo Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. O trabalho pode ser conferido no  site da Rádio Ponto.

Ao longo do programa, os estudantes recorreram a uma pesquisa histórica e a entrevistas com especialistas e populares. O objetivo era debater o legado da cultura açoriana na ilha de Santa Catarina e demonstrar que a apropriação de outras influências não enfraqueceu a identidade da população com raízes açorianas.

O prêmio é dividido em três categorias: Comunidades Açorianas, Açores Emigrante e Açores Imigrante – os vencedores de cada categoria receberão dois mil euros. A categoria em que os alunos da UFSC venceram é destinada aos jornalistas das comunidades açorianas residentes na Bermuda, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América e Uruguai nas áreas da imprensa (escrita e digital), da rádio, da televisão e do fotojornalismo.

Dois destes estudantes, Thales Camargo e Simone Feldmann, ganharam, na última terça-feira (27) o Oitavo Concurso Universitário de Jornalismo CNN.

Fonte: G1 – Globo.com