20º Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina – Içara será o cenário da tradição açoriana no Estado

30/10/2013 17:21

Um total de 65 apresentações de folclore, dança, música, artesanato, religiosidade e gastronomia terá lugar 8 a 10 de Novembro de 2013 na Praça São Donato em Içara.

De 08 a 10 de novembro de 2013, a cidade de Içara, berço da colonização açoriana, será o palco das manifestações culturais e folclóricas mais representativas do nosso Estado. Às 18 horas de sexta-feira (8/11), na Praça da Gastronomia Açoriana, inicia o 20º Açor, a maior Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina. Durante três dias, o evento vai reunir, no Centro da cidade (Praça São Donato), com entrada franca, uma mostra do que há de mais autêntico da cultura açoriana no folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade.

Um total de 47 instituições culturais, 41 grupos folclóricos e seis cantorias do Divino Espírito Santo estão desde o final do 19º Açor, ocorrido no município de São Francisco do Sul no ano passado, se mobilizando para a festa. Promovida pela Prefeitura Municipal de Içara em Parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina/Secretaria de Cultura, com apoio da Santur  e Governo dos Açores, a Festa Açoriana de Santa Catarina acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense escolhida pelo conselho consultivo do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, que realiza o evento.

Este ano, mais de 65 apresentações folclóricas e dois shows musicais constam da programação, que pode ser conferida no site www.nea.ufsc.br Também estão programadas exposições, apresentações folclóricas, oficinas e exibição de documentários gravados em Santa Catarina e nos Açores. Os foliões serão recepcionados em um grande pavilhão onde funcionará uma praça de alimentação para oferta de pratos da culinária açoriana e uma área com 38 Estandes Culturais dos municípios apresentando o artesanato regional de influência açoriana de 30 municípios, e 47 instituições do litoral catarinense. Nesse espaço, artesões vão produzir ao vivo e comercializar suas peças.

As escolas do município, que desenvolveram durante todo o ano conteúdos e atividades pedagógicas em torno da imigração e do seu legado no litoral, também vão mostrar os resultados alcançados. Teremos 10 estandes das escolas municipais mostrando o conteúdo trabalho durante o ano em Içara para fortalecer a herança cultural açoriana.  Elas farão também exibições de dança folclórica, brincadeiras infantis e participarão do desfile de abertura. O envolvimento dos jovens estudantes faz com que o trabalho em prol da cultura açoriana não termine com a festa. “Mobilizamos mais de 15 escolas da cidade na preparação do Açor, o que significa que estamos ajudando a criar um processo de valorização da herança cultural”, avalia o coordenador do NEA, Joi Cletison.

Na estreia, no dia 8, após a abertura dos estandes, das exposições temáticas e da visita das autoridades aos estandes culturais, haverá apresentações folclóricas das 21 às 23 horas. O show musical Grupo Gente da Terra, de Florianópolis, fará o encerramento. No sábado, dia 9 de novembro, às 10 horas, na rua Marcos Rovaris, no centro da cidade, as apresentações folclóricas vão até as 23 horas logo a seguir  o grupo Cantadores de Engenho, de Bombinhas, encerra a noite de sábado com um grande show. No domingo, às 10 horas, na Igreja Matriz, está previsto o esperado Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo. Estão confirmadas seis cantorias (folias) e 17 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios para cantar e tocar durante a missa.

Entre as exposições estão “Açores”, com cenas do folclore, gastronomia e costumes de várias ilhas do arquipélago açoriano fotografadas por Joi Cletison em suas viagens de pesquisa. O fotógrafo português Mauricio de Abreu também participa com a exposição “Os Açores”, que mostra imagens das freguesias rurais do Arquipélago dos Açores. A Exposição “Saudades daquele tempo – O carro de boi carrega lembranças” é uma mostra etnográfica de objetos relacionados a lida na terra. Já a mostra de pinturas “Açores um marco na historia do Brasil traduzida em arte” a artista Nadia Becker mostra aspectos de cada uma das ilhas do arquipélago.

O AÇOR já foi realizado nas cidades de, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Itajaí, Palhoça e Sombrio. O Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC não perde de vista um de seus grandes objetivos ao criar a festa: “Queremos em breve ter no litoral de Santa Catarina um corredor turístico-cultural com várias festas apresentando a nossa história e, principalmente, a cultura popular”, relembra Joi. Atualmente o NEA atua em 46 municípios do litoral de Santa Catarina, promovendo palestras, cursos, exposições e desenvolvimento de pesquisas que buscam preservar e divulgar a produção cultural açoriana.

Universidade Federal de Santa Catarina (Secretaria de Cultura da UFSC)

Prefeitura Municipal de Içara

Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC

Fundação Cultural de Içara