Núcleo de Estudos Açorianos (NEA/UFSC) sedia exposição sobre o Folguedo do Boi de Mamão

07/04/2014 10:00

A rica tradição folclórica do litoral catarinense ganhará formas e cores na arte do artista Calazans Ribeiro. A partir do dia 10/04 ele expõem suas telas sobre o Folguedo do Boi de Mamão, herança das raízes culturais açorianas. A mostra “O Folguedo do Boi de Mamão” ocorre no Espaço Cultural do Núcleo e Estudos Açorianos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). A visitação será de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Clique aqui para acessar o convite.

O ritual dançante do folguedo do Boi de Mamão narra à morte e ressureição do Boi é dançado por muitos grupos em todo litoral do Estado de Santa Catarina.  Os descendentes de açorianos catarinenses incorporam em sua cultura a brincadeira do boi de mamão. Este folguedo ainda não esta devidamente estudado. Várias pesquisas nos remetem à Espanha, Portugal Continental e até raízes a Africanas. A musicalidade contagiante nos remete aos Açores.  Podemos comprovar que é um ritual único e muito característico aqui em Santa Catarina e que os descendentes de açorianos incorporam em sua cultura, inovando e dando vidas a muitos personagens do folguedo.

Sobre o artista

Nascido em Florianópolis, Marcelo Calazans Ribeiro iniciou nas artes plásticas aos 12 anos, mantendo em sua obra uma forte ligação com temas e paisagens do cotidiano da cidade, em especial, relacionados à identidade cultural de base açoriana. Autodidata, Calazans realizou a primeira exposição artística por meio do projeto “Intercâmbio Cultural”, em 1975, promovida pela antiga Diretur, hoje absorvida pela Fundação Franklin Cascaes.

Entre mostras individuais e coletivas realizadas ao longo da carreira destacam-se ‘Salão de Novos Artistas’, no Centro Integrado de Cultura – CIC (1999) e ‘Minha Terra’, realizada de 2000 a 2004 em vários locais, marcando o retorno às artes plásticas após 25 anos. Seguiram-se outras participações como a exposição alusiva ao ‘Aniversário de Florianópolis’, no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE (2005) e na Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (2005).

Em 2012, reunindo novos trabahos, Marcelo Calazans Ribeiro escolheu a temática do boi de mamão para mais uma vez declarar amor à cidade onde nasceu. O local da exposição não foi escolhido por acaso. Além de abrigar a sede da Fundação Franklin Cascaes, instituição que incentivou o início da carreira artística, foi nas imediações da fortaleza histórica que ocorreu a primeira apresentação pública de boi de mamão que se tem notícia em Florianópolis.

Serviço:

O quê: Exposição “O Folguedo do Boi de Mamão”

Abertura: 10/04/2014 – às 19h

Período: 11 de abril a 13 de junho de 2014

Visitação: de segunda a sexta, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00

Onde: Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, campus Reitor João David Ferreira Lima, Trindade, Florianópolis, tel. 3721-8605

Quanto: Gratuito