Abertura da exposição “O Folguedo do Boi de Mamão” de Calazans Ribeiro foi um sucesso

11/04/2014 14:16

Boi Pandorga
Foto de Calazans Ribeiro

A abertura da exposição “O Folguedo do Boi de Mamão” de Calazans Ribeiro foi um sucesso. Um grande número de pessoas visitaram o Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos para prestigiar mais uma exposição promovida pela Secretaria de Cultura da UFSC, com o apoio da Casa dos Açores e do Governo dos Açores. A Exposição contou com algumas autoridades, professores, diretores de escolas, Instituto Federal de São José, Casa dos Açores, membros do conselho do NEA. Além de várias pessoas que se interessam pela boa arte.

“Exposições como esta, trazida pelo Núcleo de Estudos Açorianos -NEA, são de grande valia no que diz respeito à valorização dos nossos artistas e a difusão da cultura despertando nas pessoas o gosto pelos mais diversos tipos de arte. Outro ponto que merece destaque é que em algumas escolas, os professores de artes estão levando seus alunos para visitarem a exposição e utilizando-se da mesma para realização de trabalhos e seminários nas escolas que pertencem”, relata Joi Cletison, Coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos.

Ao todo, são 14 quadros com a temática do boi de mamão. As obras podem ser vistas no período de 11 de abril a 13 de junho, de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 12:00 e das 14:30 às 17:00, com entrada franca.

A mostra retrata novos personagens criados pelo artista, mesclando a figura do boi presente nos folguedos locais com outras manifestações culturais tradicionais da Ilha de Santa Catarina. O público vai poder conferir o Boi Sombreado, Boi Engenho, o Boi Pandorga e o Boi Baleeira, entre outros.

O acesso é gratuito e as escolas podem agendar horários para visitações pelo telefone (48) 3721 8605 (NEA).

Sobre o artista

Nascido em Florianópolis, Marcelo Calazans Ribeiro iniciou nas artes plásticas aos 12 anos, mantendo em sua obra uma forte ligação com temas e paisagens do cotidiano da cidade, em especial, relacionados à identidade cultural de base açoriana. Autodidata, Calazans realizou a primeira exposição artística por meio do projeto “Intercâmbio Cultural”, em 1975, promovida pela antiga Diretur, hoje absorvida pela Fundação Franklin Cascaes.

Entre mostras individuais e coletivas realizadas ao longo da carreira destacam-se ‘Salão de Novos Artistas’, no Centro Integrado de Cultura – CIC (1999) e ‘Minha Terra’, realizada de 2000 a 2004 em vários locais, marcando o retorno às artes plásticas após 25 anos. Seguiram-se outras participações como a exposição alusiva ao ‘Aniversário de Florianópolis’, no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE (2005) e na Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (2005).

Em 2012, reunindo novos trabahos, Marcelo Calazans Ribeiro escolheu a temática do boi de mamão para mais uma vez declarar amor à cidade onde nasceu. O local da exposição não foi escolhido por acaso. Além de abrigar a sede da Fundação Franklin Cascaes, instituição que incentivou o início da carreira artística, foi nas imediações da fortaleza histórica que ocorreu a primeira apresentação pública de boi de mamão que se tem notícia em Florianópolis.

Serviço:

O Quê: “Exposição O Folguedo do Boi de Mamão”

Quando: Visitação de 11 de abril a 13 de julho

Segunda a sexta-feira, das 09h às 12h – 14h às 17h

Onde: Espaço Cultural Núcleo de Estudos Açorianos – NEA

Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade – Florianópolis – SC

Rogéria Couto / Núcleo de Estudos Açorianos  – rogeria.couto@ufsc.br

Veja algumas fotos da abertura