Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC recebe visita de historiador Português.

14/04/2015 14:35

O NEA / UFSC recebeu a visita do Prof. Dr. Artur Teodoro de Matos, no último dia 09 de abril. O encontro teve como objetivo a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelo NEA em Santa Catarina.

Na ocasião, o Prof. Teodoro de Matos ofertou o livro: “História dos Açores – do Descobrimento ao Século XX”, volume 1 e volume 2, para a Biblioteca do NEA. Esta obra servirá como apoio para muitas pesquisas sobre o Arquipélago dos Açores, e a saída de açorianos para a colonização do Litoral Catarinense.

Sobre o professor:

Teodoro de Matos ingressou na Universidade dos Açores e organizou o Departamento de História e o “Cento de Estudos Gaspar Frutuoso”, que dirigiu até ser nomeado vice-reitor em 1983.

Posteriormente transferiu-se para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde foi professor catedrático de “História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa”. De 1989 a 1991 fez uma comissão de serviço na Universidade de Macau onde organizou o Departamento de Estudos Portugueses e o Centro de Estudos Luso-asiáticos. Atualmente e professor catedrático da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, onde dirige a “Humanitas”, unidade de coordenação da investigação científica. É membro da direção do “Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa” e do “Instituto de Estudos Orientais”, desta mesma Universidade.