Solenidade de entrega do Troféu Açorianidade e Lançamento do 22º AÇOR

10/09/2015 10:28

Bombinhas será cenário de muita emoção, tradição e história na entrega do Troféu Açorianidade 2015. A Cerimônia que acontecerá no dia 18 de setembro de 2015, na cidade de Bombinhas, faz o lançamento da 22ª Festa da Cultura Açoriana em Santa Catarina, a maior evento do gênero no País.

A Prefeitura de Bombinhas, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e o Núcleo de Estudos Açorianos – NEA, da UFSC, convidam você para a solenidade de entrega do Troféu Açorianidade 2015, na próxima sexta-feira, dia 18 de setembro, às 19 horas, evento que acontecerá no Centro de Eventos da Pousada Vila do Farol, Centro de Bombinhas. Na ocasião estarão representantes das 38 cidades, e das 70 agremiações que compõem o Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos – NEA/UFSC, comunidades e autoridades, além dos 12 agraciados com o Troféu desse ano.
A cerimônia traz uma pequena demonstração do que Bombinhas prepara para a 22ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, de 2 e 4 de outubro, além de oficializar o lançamento dos festejos.

Os troféus têm os nomes em alusão às nove Ilhas do Arquipélago dos Açores, sendo o 10º Troféu, denominado Ilha de Santa Catarina, conhecida carinhosamente como a décima ilha. Ainda, serão entregues o Troféu 22º Açor, à Bombinhas cidade sede dos festejos, e o Troféu Especial. Criada em 1996, a distinção reverencia todos os anos 10 personalidades ou instituição, cada uma com um troféu alusivo ao nome de uma Ilha do Arquipélago Açoriano: São Miguel, Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Faial, Corvo, Flores. O último troféu leva o nome da Ilha de Santa Catarina. Os nomes dos homenageados são indicados e aprovados, por votação, pelo Conselho Deliberativo do NEA, integrado por 65 instituições (prefeituras, universidades, fundações e associações culturais) com sede e que atuam no litoral de Santa Catarina com a preocupação de preservar os traços da cultura açoriana. Eleito por concurso público, o design do Troféu Açorianidade é de criação do artista plástico João Aurino Dias (Dão).

Durante a solenidade haverá apresentações culturais, muita emoção e algumas surpresas guardadas a sete chaves pela organização. A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Nívea Maria da Silva Bücker, ressalta que a noite é considerada de gala para comunidade bombinense. “É uma noite muito especial, pois, reconhecemos publicamente pessoas, empresas e instituições que batalham pela manutenção e valorização da cultura tradicional. É uma honra para a nossa equipe planejar e realizar este acontecimento”, destaca Nívea.

O que: Solenidade de Entrega do Troféu Açorianidade e Lançamento do 22 Açor
Quando: 18 de setembro – sexta-feira, às 19 horas.
Onde: Centro de Eventos da Pousada Vila do Farol – Av. Vereador Manoel José dos Santos, 1493, Centro – acesso pela Rua Pampo

Promoção: Universidade Federal de Santa Catarina / SECULT
Prefeitura de Bombinhas
Realização: Núcleo de Estudos Açorianos – NEA/UFSC
Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas
Apoio Cultural: Santa Catarina Turismo S/A – SANTUR
Governo dos Açores / Direção Regional dos Açores
Patrocínio: FUNCULTURAL – Governo de Santa Catarina

Agraciados com o Troféu Açorianidade 2015.

Troféu Ilha Terceira (Grupo Folclórico)
Grupo Folclórico Municipal Alma Açoriana – Barra Velha

Troféu Ilha de São Jorge (Personalidade)
Maria da Graça Pereira – Porto Belo