22º Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina – Bombinhas será o cenário da tradição açoriana no Estado

28/09/2015 09:20

Apresentações de danças folclóricas, música, artesanato, religiosidade e gastronomia terão lugar em 02 à 04 de outubro de 2015 na cidade de Bombinhas.

De 2 à 4 de outubro de 2015, a cidade de Bombinhas, litoral norte catarinense, será o palco das manifestações culturais e folclóricas mais representativas da Cultura de Base Açoriana do nosso Estado. Às 18:00 horas de sexta-feira (2/10), na Praia de Bombas, inicia o 22º Açor, a maior Festa da Cultura Açoriana do Brasil. Durante os três dias de festa , reununiremos uma mostra do que há de mais autêntico da cultura açoriana no folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade. A entrada é franca.
Um total de 104 instituições culturais, 43 grupos folclóricos e seis cantorias do Divino Espírito Santo.
O 22º AÇOR é uma promoção da Prefeitura Municipal de Bombinhas em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, contando com apoio do Governo dos Açores. A Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense. A sede do evento é escolhida pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, Núcleo de é o realizador do evento.
Neste ano, mais de 70 apresentações folclóricas e quatro shows musicais constam da programação da festa, que pode ser conferida no site www.nea.ufsc.br Também estão programadas exposições, apresentações folclóricas, oficinas e exibição de documentários gravados em Santa Catarina e no Arquipélago dos Açores. O publico visitante será recepcionado em um grande pavilhão onde funcionará uma praça de alimentação para oferta de pratos da culinária açoriana local. Destacamos a uma área com 58 Estandes Culturais apresentando o artesanato regional de influência açoriana de 30 municípios, e 74 instituições do litoral catarinense. Nesse espaço, artesões vão produzir ao vivo e comercializar suas peças.
As escolas do município, que desenvolveram durante todo o ano conteúdos e atividades pedagógicas em torno da imigração e do seu legado no litoral catarinense, e vão mostrar os resultados alcançados. Teremos 13 estandes das escolas municipais e estaduais deda cidade de Bombinhas mostrando o conteúdo trabalho durante o ano com alunos, professores e comunidade de Bombinhas. As unidades de ensino apresentarão de dança folclórica, brincadeiras infantis, lendas, produção tradicional, a pesca artesanal e outros temas, participarão tambemparticiparão do desfile de abertura. O envolvimento dos jovens estudantes faz com que o trabalho em preservação e valorização da cultura açoriana não termine na festa. “Mobilizamos todas as escolas municipais e estaduais da cidade de Bombinhas na preparação do 22ºAçor, o que significa que estamos ajudando a criar um processo de valorização da herança cultural”, avalia o coordenador do NEA, Joi Cletison.
Na estreia, no dia 2 de outubro, após a abertura dos estandes, das exposições temáticas e da visita das autoridades aos estandes culturais, haverá apresentações folclóricas das 21:00 às 23:00 horas. O show musical Grupo Cantadores de Engenho de Bombinhas, fará o encerramento do primeiro dia do evento. No sábado, dia 3, às 10 horas, no Bairro José Amandio, teremos o Desfile Etnográfico dos Grupos Participantes. As apresentações folclóricas iniciam às 12 horas no Pavilhão do evento na Praia de Bombas e vão até às 23:00 horas. Logo a seguir o Grupo Nilera e Banda, de Florianópolis,, encerra a noite de sábado com um grande show. No domingo, às 9:30 horas, na Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição, está prevista missa com o esperado Encontro das Bandeiras e Foliões do Divino Espírito Santo. Estão confirmadas seis cantorias (folias) e 20 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios. Logo após a missa inicia-se as apresentações folclóricas e abertura dos estandes culturais.A festa encerra às 20 horas com a apresentação da banda Sarau Afro Açoriano, da cidade de Porto Belo.
Entre as exposições está “Açores”, com cenas do folclore, gastronomia e costumes de várias Ilhas do Arquipélago açoriano fotografadas por Joi Cletison. O fotógrafo português Mauricio de Abreu também participa com a exposição “Os Açores”.
O AÇOR já foi realizado nas cidades de, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Itajaí, Palhoça, Sombrio e Florianópolis. O Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC não perde de vista um de seus grandes objetivos ao criar a festa: “Queremos em breve ter no litoral de Santa Catarina um corredor turístico-cultural com várias festas apresentando a nossasraízes e, principalmente, a cultura popular”, relembra Joi. Atualmente o NEA atua em 46 municípios do litoral de Santa Catarina, promovendo palestras, cursos, exposições e desenvolvimento de pesquisas que buscam preservar e divulgar a cultura açoriana.

Universidade Federal de Santa Catarina (Secretaria de Cultura da UFSC)
Prefeitura Municipal de Bombinhas

Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC