Cidades Irmãs: Açores e Santa Catarina

19/11/2015 10:12

O Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC concluiu mais uma geminação de cidade Catarinense com uma cidade no Arquipélago dos Açores. A cidade de São Roque, no Pico (Ilha do Pico/Açores/Portugal) é cidade Irmã de São Francisco do Sul/SC. Hoje temos dezenas de cidades catarinenses geminadas com cidades açorianas.

O Núcleo de Estudos Açorianos tem como proposta a valorização, preservação e divulgação das raízes culturais trazidas pelos emigrantes açorianos que aqui chegaram em meados do século    XVII e deixaram marcas expressivas na formação do estado de Santa Catarina. Uma das ações que desenvolvemos é realizar a geminação de cidades daqui do Litoral Catarinense com o Arquipélago dos Açores, pois assim estamos aproximando a gente daqui com os residentes nas Ilhas Açorianas.

São Roque, do Pico

 Depois de assinado o Protocolo de Cooperação entre as duas cidades, o NEA deixa as cidades geminadas caminharem com suas próprias pernas nos intercâmbios possíveis nas áreas:            cultural, turística, conhecimento, pesquisa, institucional ou comercial. Pois, o protocolo é bem amplo possibilitando a atuação das duas cidades em vários campos, isto resultará na                aproximação de pessoas de cá e lá e conseqüentemente a preservação das nossas raízes culturais.

 No dia 15 de dezembro deste ano, uma comitiva da cidade de São Francisco do Sul estará na Ilha do Pico assinando o Protocolo de Cidades Irmãs e provavelmente no mês de fevereiro de         2016, uma delegação da cidade de São Roque do Pico desembarcará em Santa Catarina para conhecer a cidade de São Francisco do Sul.

 Também está para ser concluída a Geminação da cidade de Içara em Santa Catarina com a cidade de Lajes das Flores na Ilha das Flores no arquipélago dos Açores.

São Roque, do Pico.

São Francisco do Sul.