Exposição ILHA TERCEIRA/ILHA DE SANTA CATARINA: Um paralelo iconográfico, por Paulo Ricardo Caminha

09/05/2016 08:39

A exposição traça um paralelo das ilhas (Terceira nos Açores/Portugal e a de Santa Catarina/Florianópolis/SC) através de imagens do século passado, nos apresenta vários aspectos da cultura açoriana como: costumes, tradições, folclore, arquitetura, e no saber fazer, que evidenciam as semelhanças de cá com além mar.

Paulo Caminha, sempre ouviu histórias e estórias que seu avô contava, dos casos raros ocorridos na ilha de Santa Catarina.  Influenciado por estas historias de Florianópolis em 1988 ele começa a recolha de documentos e imagens da antiga cidade, onde hoje possui um importante acervo iconográfico tanto da Ilha de Santa Catarina como Ilha Terceira – Açores, sendo um dos principais acervos fotográficos particulares nesta temática da cidade de Florianópolis e o maior acervo de imagens do século passado fora do arquipélago dos Açores.

O Espaço Cultural do do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina – Campus São Jose) traz esta exposição no mês de maio, mostrando que mesmo depois de ter passado mais de 268 anos da chegada dos açorianos ainda mantemos uma herança cultural muito forte que nos liga diretamente ao Arquipélago dos Açores. Nesta exposição você poderá compara imagens da Ilha Terceira (Açores) com a Ilha de Santa Catarina (Florianópolis) como: festa do divino, arquitetura civil, rural ou militar, cais e portos, artesanato, etc.

A pesquisa e curadoria é de Paulo Ricardo Caminha, a exposição é

composta de 12 painéis no tamanho de 1,20mX0,50m e um painel de 200x100cm com imagens do século passado aplicadas em PVC.

Local: Instituto Federal de Santa Catarina/ IFSC/Campus São José

(Rua: José Lino Kretzer, 608 – Praia Comprida – São José)

Período: 09 a 21 de maio de 2016

Visitação: 2ª a 6ª Feira das 8:30 as 17:30 horas

Promoção: Instituto Federal de Santa Catarina – Campus São Jose

Universidade Federal de Santa Catarina/SECULT

Realização: Núcleo de estudos Açorianos/UFSC

Diretoria de Ensino IFSC/Campus São José

Apoio Cultural: Governo Regional dos Açores

Informações: Paulo Caminha (048)9919.3886 ou João Pacheco (48)9624.0457

SINTESE DO CURRÍCULO:

Paulo Ricardo Caminha nasceu no município de Florianópolis no dia 11 de maio de 1958.  É formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em engenharia civil pela mesma universidade. Trabalha na área de saneamento há 26 anos.

Um grande interesse pela terra dos povoadores açorianos, direcionou para os seus  estudos de um fenômeno chamado AÇORIANIDADE e em 2002 foi selecionado para o curso “Açores, em Busca das Raízes” oferecido pela DRC – Direcção Regional das Comunidades que aconteceu nas ilhas Terceira, Pico e Faial. No ano de 2003, na Presidência da CAISC – Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina, participou deste mesmo curso ministrado no município de Florianópolis onde foi coordenador.
Após sua primeira viagem aos Açores em 2002, teve início a participação no programa radiofônico “Manhãs de Sábado” da Rádio e Televisão Portuguesa – RTP Antena 1 Açores, sob o comando do radialista Mário Jorge Pacheco. A participação de uma forma assídua aconteceu em 2007, onde até o término do programa em fevereiro de 2011, esteve presente em todas as edições do programa.

Sempre com objetivo de chamar a atenção para a importância de nosso patrimônio histórico e para a preservação de nossa arquitetura e monumentos, promoveu inúmeras exposições fotográficas com o tema Florianópolis antigo. Uma das atuações principais foi no movimento que culminou com o tombamento da Ponte Hercílio Luz em nível municipal, estadual e federal, bem como o movimento em prol de sua restauração.

Participação em entidades culturais:

– Conselheiro do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina,
– Presidente da Fundação Pró-Florianópolis, além de diversos outros cargos nesta mesma entidade,
– Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina (Presidente, vice-presidente, diretor de relações internacionais),
– Atualmente é Vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis.

Palestras e exposições proferidas no Brasil e exterior (Sempre abordando o tema herança cultural de base açoriana):

– Festa do Emigrante na Ilha das Flores, Açores – Portugal em 2003,
– Universidade de York em Toronto – Canadá em 2007,
– Universidade de Toronto – Canadá em 2007,
– Casa dos Açores do Ontário- Canadá em 2007,
– Associação Musical Portuguesa de Montreal – Canadá em 2007,
– Universidade dos Açores – Congresso A Voz dos Avós Açores – Portugal em 2008,

– Congresso da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais, Florianópolis em 2009

– DarCena – Festival de Teatro da Ilha Terceira – Palestra intitulada A Invenção do Brasil – Contribuição Açoriana e Herança Cultural – Açores – Portugal – outubro de 2011.

– Exposição fotográfica Ilha Terceira/Ilha de Santa Catarina – Paralelo Iconográfico – Açores – Portugal em outubro de 2011.

Condecorações recebidas:

– Troféu Manezinho da Ilha em 1996
– Medalha do Mérito do Município de Florianópolis através da LEI Nº 8562/2011, de 15/03/2011

– Voto de Saudação ao Programa de Rádio da Antena 1 Açores “Manhãs de Sábado” e seus colaboradores, aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa Regional dos Açores (Processo 27.07/IX de 14 de Abril de 2011)

– Troféu Açorianidade 2011, recebendo o Troféu Ilha de São Jorge que homenageia uma personalidade no estado de Santa Catarina cujo objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de Instituições, Pessoas e Empresas, com trabalhos em prol da Cultura de Base Açoriana do estado de Santa Catarina.

Participações em filmes na qualidade de pesquisador ou colaborador:

– Ponte Hercílio Luz Patrimônio da Humanidade de Zeca Pires

– Cruz e Sousa o Poeta do Desterro de Sílvio Back