Exposição AÇORES por Joi Cletison

03/06/2016 15:18

Exposição Açores Fotografias Joi Cletison (1)

 

A exposição fotográfica ”Açores” é composta de 17 imagens ampliadas tamanho 80X100cm estas imagens foram feitas em várias ilhas do arquipélago dos Açores, mostram arquitetura, festas populares, costumes tradicionais, e também as belezas naturais do arquipélago. Na exposição poderemos ver imagens das ilhas do Pico, São Jorge, Terceira, Graciosa, Faial, São Miguel e Corvo.

A exposição foi montada para comemorar os 265 anos da chegada dos emigrantes açorianos para povoar o sul do Brasil, especificamente o Estado de Santa Catarina. Desta vez estaremos mostrando um pouco do Arquipélago dos Açores para os muitos descendentes de açorianos que residem no estado de Santa Catarina.

São 17 fotografias coloridas no tamanho 80X100 cm, impressos em lona de autoria de Joi Cletison, que atualmente é diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC e que atua como fotógrafo a mais de 30 anos, tem várias dezenas de exposições realizadas no Brasil e no exterior.

A proposta da exposição é percorrer as diversas cidades do litoral do nosso estado que foram povoadas por emigrantes açorianos e ainda matem vários costumes e tradições que herdaram dos seus antepassados.

Imagem 1672 (1841) (foto por Joi Cletison)

 

Maiores Informações: telefone 48 3721.8605 ou joicletison@gmail.com

 

SERVIÇOS:

Local: Espaço Cultural do Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Período: 06 de junho a 08 de julho de 2016

Hora: 2ª a 6ª Feiras das 8 as 20 horas

Promoção: Universidade Federal de Santa Catarina/Secretaria de Cultura e Arte

Apoio Cultural: Governo Autônomo dos Açores

Realização: Núcleo de Estudos Açorianos/UFSC

Centro de Cultura e Eventos/UFSC

DSC_0709

(foto por Joi Cletison)

Texto de apresentação da exposição:

A proposta desta exposição é viajarmos pelo Arquipélago dos Açores através da visão panorâmica e fotográfica de Joi Cletison. Usando o seu afinado e seleto olhar ele nos apresenta aspectos dos Açores e dos Açorianos, desde a paisagem, o cotidiano, a arquitetura, as tradições, a brincadeira com o touro, a religiosidade, o culto ao Divino Espírito Santo, em momentos cristalizados nestas fotografias.

O Arquipélago dos Açores é formado por nove ilhas de formação vulcânica (Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial, Pico, São Jorge, Flores, Graciosa e Corvo) e está localizado no atlântico norte a uma distância aproximada de 1.600 km do continente europeu.

“Conhecendo um pouco das Ilhas Atlânticas, certamente que nos reconheceremos açorianos no nosso Litoral Catarinense e na nossa Ilha de Santa Catarina”.

Francisco do Vale Pereira

Historiador/NEA/UFSCDSC_0695

 

(foto por Joi Cletison)

Imagem 1672 (1673)
(foto por Joi Cletison)