Exposição AÇORES Fotografias de Mauricio Abreu

17/06/2016 14:19

convite_expo_acores_JPG

O Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina atua na pesquisa e também na divulgação e preservação das raízes açorianas no Brasil e em especial no litoral do Estado de Santa Catarina. Também atuamos divulgando o Arquipélago dos Açores aqui para os descendentes dos colonizadores açorianos de 7ª, 8ª e 9ª geração que chegaram aqui no século XVIII. Promovemos cursos, palestras, mostras de filmes, folclore, artesanato e de fotografias com os temas mais diversos para mostra a realidade dos Açores.ExpoAcores_MauricioAbreu_03

Em parceria com o Museu Histórico Emilio da Silva estamos apresentando a exposição fotográfica “AÇORES” do fotografo português Mauricio de Abreu. A mostra composta de 32 fotografias 30×40 ampliadas em papel fotográfico brilhante nos mostra a nostalgia do arquipélago com imagens da zona rural de varias ilhas. Poderemos ver a religiosidade, a forma simples de cultivar o campo, a arquitetura e também as belas paisagens naturais.

A mostra estará aberta a partir de 12 de junho no Museu Histórico Emilio da Silva, na cidade de Jaragua do Sul/SC e poderá ser visitada até dia 15 de julho de 2016.

ExpoAcores_MauricioAbreu_04

Maurício AbreuNasceu em Coimbra em 1954, estando radicado em Setúbal desde 1964. Concluiu a licenciatura em engenharia eletrotécnica no IST em 1978. A partir de 1983, dedicou-se exclusivamente à fotografia, tendo desenvolvido diversos trabalhos como fotógrafo, produtor e editor, nas áreas do patrimônio natural e cultural, da etnografia e da arquitetura tradicional. É autor e editor de uma coleção de livros fotográficos sobre várias regiões de Portugal: Alentejo, Ribatejo, Açores, Madeira, Algarve, Setúbal, Norte Alentejano, com textos de Hélder Pinho, Álamo de Oliveira, João de Melo, Vicente Jorge Silva, Nuno Júdice, Francisco José Viegas, Isabel Vitor, Luís Jorge Gonçalves, Ana Duarte e José Manuel Fernandes. Tem diversos livros publicados nas principais editoras portuguesas. Em 1997 recebeu  a Medalha de Honra de Cultura da Cidade de Setúbal. E em 2009 foi eleito QEP (Qualified European Photographer) pela FEP ( Federação das European National Professional Photographers Associations ) na Bélgica.

Mais informações sobre o fotografo poderão ser obtidas no endereço www.mauricioabreu.com

SERVIÇOS:

LOCAL: Museu Histórico “Emílio da Silva
Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 247 – Praça Ângelo Piazera

Bairro: Centro – CEP: 89251-700 – Jaraguá do Sul – SC
PERÍODO: 12/06 a 15/07/2016

VISITAÇÃO: Terça a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 16h30 e sábado, das 9 às 12 horas.

CONTATOS: (48) 3721.8606 ou  (47) 3371-8346

PROMOÇÃO:
Museu Histórico “Emílio da Silva

Universidade Federal de Santa Catarina

Secretaria de Cultura e Arte

REALIZAÇÃO:

Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC

APOIO:

Direcção Regional das Comunidades – Governo dos Açores
ExpoAcores_MauricioAbreu_07 ExpoAcores_MauricioAbreu_09 ExpoAcores_MauricioAbreu_10

(Fotos de Mauricio de Abreu)