Exposição Brincadeira de Criança por Berenice Queiroz

16/08/2016 10:05

Convite

O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos, da Universidade Federal de Santa Catarina, abre dia 18 de agosto a exposição “Brincadeira de Criança” da artista Berenice Queiroz. A proposta da exposição é mostrar as brincadeiras tradicionais da Ilha de Santa Catarina e proporcionar ao visitante da exposição a oportunidade de reviver momentos lúdicos de sua infância.

“A proposta da exposição Brincadeira de Criança é resgatar as histórias da infância.  As peças eternizadas em cerâmica, contam as peraltices e brincadeiras de uma adorável infância em nossa ilha.  Algumas parecem tomar vida quando vistas por pessoas que relembram, em grupos de bate papos, momentos de grande alegria. Sorrindo, parecem ouvir o som do bate-bate, do bilboquê, das rodinhas do rolimã, que em poucos lugares com calçamento, faziam um som eletrizante.  Da inseparável e afetiva boneca de pano. Do imaginário cata-vento que, subjetivamente, parecia levantar voo, assim como a pipa que rebolava majestosa no céu.  Dos pequenos equilibristas ganhando altura sobre o pé de lata, e as criativas conversas no telefone sem fio. E tantos outros que se fizeram presentes na infância”. (Berenice Queiroz)

O NEA/UFSC com esta exposição está comemorando o Dia do Folclore que é comemorado do dia 22 de agosto, pois estas brincadeiras tradicionais fazem parte do folclore Ilhéu, muitas delas foram registradas por Franklin Cascaes e também por Doralécio Soares.

Brincar nos ensina e é importantíssimo na nossa formação, as brincadeiras evoluem ao logo do tempo, principalmente com as novas tecnologias. Mas há brincadeiras que mesmo com a passagem do tempo continuam inalteradas e todos brincam ou brincaram com elas. Podemos cita a pipa, quem não brincou de soltar pipa?

Quem prestigiar a exposição da Berenice Queiroz, com certeza, poderá relembrar estes momentos e dividir isto com seus filhos e netos.

catavento

“Brincar é preciso!

Brincar ensina e educa,socializa, compartilha, curte e apaixona. Lembranças agitam a memória ao olhar um brinquedo. A imagem remete à ternura da infância sublime reunindo-se para o lazer, utilizando apetrechos diversos, definindo cada um deles o modo de fazer a brincadeira. Brincar é diversão e aprendizado e exerce a mais poderosa capacidade humana, o da imaginação.

Dos momentos de brincar em conjunto nascem afeições e amizades duradouras.”  (Gelci José Coelho/Peninha)

A promoção da Exposição é da Universidade Federal de Santa Catarina/Secretaria de Cultura e Arte e conta com o apoio do Governo Regional dos Açores, por intermédio da Direção Regional das Comunidades.

pipa

LOCAL:

Espaço Cultural do NEA – Núcleo de Estudos Açorianos

Universidade Federal de Santa Catarina

ABERTURA:

18 de agosto às 18:30 horas

PERÍODO:

18 de agosto a 14 de outubro de 2016

Segunda a sexta feira das 9 às 12 e das 14 às 17 horas

INFORMAÇÕES:

(48) 3721.8605 ou berenicecostaster@gmail.com

“Todo adulto hiberna uma criança que a desperta para fazer da vida, possível de se viver”. Berenice Queiroz