ENCONTRO DE TERNO DE REIS

22/12/2016 10:22

 

0001 (3)

Seis de janeiro é uma data especial para os descendentes de açorianos, pois se comemora o Dia de Reis e, também, é a data da chegada dos primeiros emigrantes açorianos em Nossa Senhora do Desterro, no ano de 1748. Neste dia estaremos comemorando os 269 anos da chegada dos primeiros açorianos na Ilha de Santa Catarina.

Na Península Ibérica a tradição do Reisado (Terno de Reis ou Folia de Reis) é muito forte nos dias de hoje. A tradição de comemorar e celebrar o Dia de Reis é uma herança que os portugueses trouxeram para o Brasil, uma manifestação religiosa e muito popular. Aqui no nosso Litoral Catarinense esta tradição de cantar aos reis, chegou com os açorianos no Século XVIII e esta muito presente em todo litoral catarinense de Norte a Sul.

A proposta da Coroa Portuguesa de ocupar o Brasil Meridional começa por Nossa Senhora do Desterro, na Ilha de Santa Catarina. Os casais açorianos que embarcaram na Ilha Terceira, nos Açores no dia 31 de outubro de 1747, depois de quase 90 dias de viagem chegam a Ilha de Santa Catarina no dia seis de janeiro de 1748. Ainda permaneceram um tempo embarcados, em quarentena, no porto de Nossa Senhora do Desterro. E só desembarcam em terra firme no dia 22/02 e vão ser assentados no centro da cidade (Rua dos Ilhéus), logo depois foram enviados Santo Antônio de Lisboa, Lagoa da Conceição e no Ribeirão da Ilha. Nesta primeira leva de emigrantes, em torno de 350 pessoas chegaram a bordo da embarcação Jesus Maria José.

Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada como folclore e praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus) para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Fixado o nascimento de jesus a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Três Reis Magos como sendo o dia seis de janeiro.

Os festejos de Natal são comemorados por grupos que visitavam as casas, tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Jesus; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Três Reis Magos, 6 de janeiro. Trata-se de uma tradição vinda da Península Ibérica que ganhou força especialmente no século XIX e que se mantém viva em muitas regiões do País; em nosso estado concentra-se na costa litorânea, área de ocupação portuguesa.

Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos, tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecida em certas regiões como sanfona ou gaita.

Em termos musicais, os instrumentos usados nas cantorias são praticamente os mesmos podendo variar de um grupo para o outro. Outra característica importante é a presença de um mestre folião, que é aquele responsável pela criação dos versos, depois repetidos pelos foliões (coro), o qual há uma voz especial que dá o tomdiferenciado da cantoria: a Tripa (ou típe)que faz o famoso e estridente “ai” no fim dos versos, podendo haver dois ou mais. Por isto é chamado de Terno, são as três vozes da Cantoria.

GRUPO DE TERNOS QUE CONFIRMARAM A PRESENÇA:

Terno de Reis Amigos da Barra do Sul (Sul da Ilha de Santa Catarina/Florianópolis), o grupo também canta a Folia do Divino Espirito Santo, reúne-se todos os anos para percorrer a casas cantando o terno de Reis, Terno de Santo Amaro e terno de São Sebastião.

Terno de Reis do “Seo” Lili da Rabeca, (Pântano do Sul, Florianópolis) um dos mais antigos foliões e repentistas dos Ternos de Reis e Cantador das Folias do Divino Espirito Santo de Florianópolis. Também reza as novenas para o Espirito Santo e Santa Cruz em Latim.

Terno de Reis do Sambaqui (Bairro de Sambaqui em Florianópolis), terno que percorre as casas na véspera de Natal cantando o Terno de Natal e da mesma forma na véspera do dia de Reis percorre as residências cantando o Terno de Reis. É uma tradição no bairro, localidade que preserva muitas heranças culturais que os açorianos nos deixaram.

Terno Reis do Oriente (cidade de Içara). Um grupo formado por uma mesma família que vem repassando esta tradição de pai para filho, todos os anos percorre as casas na véspera de Natal anunciando o nascimento de Jesus. No dia seis de janeiros, todos os anos, realizam uma grande missa de Reis na localidade de Balneário Rincão e após a missa saem em cantoria pelas casas da região.

Serviços:

ENCONTRO DE TERNO DE REIS

Local: Catedral Metropolitana de Florianópolis

Data: 06 de janeiro às 18h30

Realização: Catedral Metropolitana de Florianópolis

Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC

Informações: Padre David (99998.8232 ou 3224-3357)

Joi (99982.8938)