Exposição “No tempo do Divino” é aberta no Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC.

19/07/2017 14:48

Os personagens da tradição da Festa do Divino foram produzidos por alunos da Escola de Oleiros Joaquim Antonio de Medeiros, do município de São José.

A exposição “No tempo do Divino” está aberta para visitação no hall de entrada do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina. A exposição ficará à disposição dos visitantes de segunda a sexta feira das 09:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00 até o dia 18 de agosto.

Com a orientação dos professores, os alunos produziram 25 peças de cerâmica em três meses. Todas foram feitas, secas e queimadas no forno. Entre as obras de arte estão à pajem e o personagem de peditório, que carregam a coroa e o esplendor; as quatro portas bandeiras; a pomba do Divino; o cortejo; o imperador e a imperatriz; a coroa, o cetro e o esplendor do Divino; a representação de um altar com bíblia e castiçais com velas.

A exposição ganhou o nome “No tempo do Divino” por ter sido construída em três tempos: o passado, com o acervo fotográfico do Museu Histórico de São José das festas realizadas no município; o presente, que são os alunos produzindo as peças do cortejo; e o futuro, que é a celebração da Festa do Divino Espírito Santo, que estão acontecendo no estado de Santa Catarina de maio a setembro.

Redação: Viviana Ramos – Ascom PMSJ

Local: Núcleo de Estudos Açorianos- UFSC
Tempo de exposição: 13/07 até 18/08

Por: Joaquim Antonio Medeiros, Escola Oleiros.