25º AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina em Porto Belo

14/11/2018 14:26

Apresentações de danças folclóricas, música, artesanato, religiosidade e gastronomia terá lugar 16 a 18 de novembro na cidade de Porto Belo. 

De 16 a 18 de novembro, a cidade de Porto Belo, litoral norte catarinense, será o palco das manifestações culturais e folclóricas mais representativas da Cultura de Base Açoriana do nosso Estado. Às 19h00 de sexta-feira (16/11), no Pavilhão montado na Praça da Figueira, inicia-se o 25º Açor, a maior Festa da Cultura Açoriana do Brasil. Durante os três dias de festa ,  reuniremos uma mostra do que há de mais autêntico da cultura açoriana no folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade. A entrada é franca.

O 25º AÇOR é uma promoção da Universidade Federal de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Cultura e Arte, e da Prefeitura Municipal de Porto Belo, contando com apoio do Governo dos Açores, da SANTUR/SA. A Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense. A sede do evento é escolhida pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, NEA/UFSC é o realizador do evento.

Neste ano, mais de 58 apresentações folclóricas constam da programação da festa, que pode ser conferida no site www.nea.ufsc.br. Destacamos a uma área com 43 Estandes Culturais apresentando o artesanato regional de influência açoriana dos municípios litorâneos. Nesse espaço, artesões vão produzir ao vivo e comercializar suas peças. E 19 estandes das Escolas do Município de Porto Belo, que apresentarão os temas desenvolvidos durante o ano letivo de 2018.

No sábado, dia 17, às 10h00, teremos os desfile etnográfico dos grupos folclóricos que participam do 25º AÇOR, e das Delegações representantes dos Municípios presentes no vento, acontecerá na Avenida Governador Celso Ramos e Praça da Figueira, no centro da cidade de Porto Belo.

No domingo, às 9h30min., na Igreja Senhor dos Passo, de Porto Belo, acontece a esperada Missa com o Encontro das Bandeiras e Foliões do Divino Espírito Santo. Estão confirmadas várias cantorias (folias) e 21 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios. As apresentações folclóricas iniciam às 12 horas do sábado e do domingo no pavilhão do evento.

O AÇOR, que já foi realizado nas cidades de, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Itajaí, Palhoça, Sombrio, Florianópolis, Bombinhas, Itajaí e Palhoça, é uma Festa itinerante. O Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC não perde de vista um de seus grandes objetivos ao criar a festa: “Queremos em breve ter no litoral de Santa Catarina um corredor turístico-cultural com várias festas apresentando a nossas raízes e, principalmente, a cultura popular”, relembra Francisco do Vale Pereira, Coordenador do NEA/UFSC. Atualmente o NEA atua em 46 municípios do litoral de Santa Catarina, promovendo palestras, cursos, exposições e desenvolvimento de pesquisas que buscam preservar e divulgar a cultura açoriana.

 

PROMOÇÃO

Universidade Federal de Santa Catarina (Secretaria de Cultura da UFSC)

Prefeitura Municipal de Itajaí

 

REALIZAÇÃO

Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (NEA)

Conselho Deliberativo do NEA

Fundação da Cultura de Porto Belo

 

APOIO CULTURAL

Direção Regional das Comunidades/Governo dos Açores

SANTUR/SA

 

MAIS INFORMAÇÕES:

Núcleo de Estudos Açorianos/UFSC (48) 3721.8605
DATA:

16 a 18 de novembro de 2018

LOCAL:
Praça da Figueira – Centro | Porto Belo/SC

CRONOGRAMA DO EVENTO

APRESENTAÇÕES CULTURAIS 25º AÇOR