A poesia das janelas, de Florianópolis a Portugal

17/04/2012 11:43
Convite Expo Janelas

Convite Expo Janelas

Exposição abre no dia 20 de abril, no Hall da Reitoria da UFSC, mostrando arquitetura e mistério das janelas
TEXTOS:Raquel Wandelli

O resto da cultura tradicional e do olhar doméstico que sobrevive à modernidade ainda se debruça sobre as janelas das metrópoles, foi o que ensinou o poeta e jornalista João do Rio. Durante mais de 10 anos, o fotógrafo Joi Cletison espiou pelas janelas da Ilha de Santa Catarina, do Arquipélago do Açores e de Portugal continental as semelhanças na arquitetura, na vida e nos costumes culturais das gentes. O resultado dessa espiação poética e antropológica será apresentado ao público na exposição fotográfica “Janelas”, que a Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) abre no dia 20 de abril, no Espaço Cultural do Hall da Reitoria da UFSC.

Até o dia 10 de maio, essa “poesia das janelas” estará aberta à visitação de segunda a sexta feira, das 9 às 20 horas. Cada Imagem traz uma mensagem diferente: a leveza, a paixão, a imponência, a sobriedade, a ternura, a simplicidade, a angústia e muitos outros significados que o espectador poderá encontrar nas aberturas das Janelas. Diretor do Núcleo Açoriano/UFSC, Joi Cletison pretende oferecer, através das janelas, um paralelo arquitetônico e artístico entre esses povos de cultura açoriana.

As 20 fotografias no tamanho de 1,10m X 1,60m ampliadas em cores sob tecido, permitem que as imagens das janelas possam ser vistas do lado interno e externo, rococós, contornos, entalhes, grades, cortinas, sacadas e floreiras. Combinações de cores inusitadas, formatos característicos de diferentes épocas e de diferentes status sociais convidam ao devaneio e ao percurso histórico. “A visão dos dois ângulos dá a possibilidade de o espectador observar a janela e sentir-se dentro do espaço onde ela está inserida”, explica o fotógrafo e historiador.

SERVIÇO:
Exposição JANELAS
Fotógrafo: Joi Cletison
Período: 20 de abril a 10 de maio de 2012
Local: Espaço Cultural do Hall da Reitoria da UFSC

Promoção:
Secarte/UFSC
Apoio Cultural
Agecom
Governo do Estado

Informações:
48 3721-8302/ joi@nea.ufsc.br
Fotos: http://ftp.identidade.ufsc.br/Expo_Janelas_JoiCletison_2012.zip

Tags: Expo Janelas