O Mastro de São Sebastião – Mostra fotográfica

15/05/2012 11:36

A mostra fotográfica faz parte das manifestações culturais que acontecem no mundo todo, em alusão ao dia de Portugal, 10 de junho.

A exposição “O Mastro de São Sebastião” mostra detalhes da tradição como era cantada por “Seu  Beju”, um dos maiores cantadores e repentistas do litoral catarinense, que nos deixou recentemente

O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) inaugura no próximo dia 14, segunda-feira, a exposição fotográfica“O Mastro de São Sebastião”, de Joi Cletison, no Espaço Cultural do NEA. Gratuita, a visitação ocorre de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17 horas, e vai até 29 de junho.

Trazido no século XVIII à cidade de Penha, litoral norte do Estado de Santa Catarina, o ritual do mastro de São Sebastião é uma herança portuguesa. O Grupo Folclórico Armação do Itapocorói mantém a tradição até os dias atuais, encenando-a sempre no mês de janeiro, conforme documentou o fotógrafo Cletison, que é também coordenador do NEA. Em seu registro, Cletison mostra todos os passos dessa prática cultural, desde a busca do tronco de árvores até a oração final.

O RITUAL

Um tronco de árvore é enfeitado pelas mulheres, com ramos, folhas verdes e flores. Os homens ocarregam aos ombros e levam em cortejo pela povoação, até a frente da igreja ou praça, onde cravam o mastro no chão. Fincado o mastro, içam a bandeira com a imagem de São Sebastião para que o povo reze, andando ao seu redor ou dançandoem roda. Batempalmas, aplaudem,cantam e fazem suas preces e promessas ao santo. Quando a reza comum termina, algumas mulheres ficam orando junto ao mastro, segurando as ramagens.

O povo percebe a festa como uma cerimônia tradicional cristã, em que elementos naturais, como as flores e o símbolo fálico tornam-se religiosos e sagrados pela presença de São Sebastião. No entanto, a celebração tem um aspecto claramente pagão e pré-histórico, como um ritual de fertilidade: as mulheres retiram flores e folhas do tronco, riem e contam piadas alusivas a sexo. Afirmam que uma flor retirada do mastro garante um bomcasamento.

 

SERVIÇO:

Quando: 14 de maio a 29 de junho de 2012, de segunda a sábado das 9h às 12h e das 14h às 17h

Local: Espaço Cultural do NEA/UFSC

Informações: (48) 3721.8605 ou nea@nea.ufsc.br

Fotografias para divulgação: http://ftp.identidade.ufsc.br/Exposicao_MastroSaoSebastiao_FotosJoiCletison.zip

Promoção:

UFSC/Secretaria de Cultura e Arte

Realização:

Núcleo de Estudos Açorianos

Apoio:
Direcção das Comunidades/ Governo dos Açores

Agecom

 

Convite Exposição Mastro São Sebastião

Convite Exposição Mastro São Sebastião


 

Tags: exposiçãoJoi CletisonSão Sebastião