Exposição de Cerâmica – Da terra e do barro um caminho entre a tradição e a arte

28/08/2013 17:25

Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove entre os dias  3 de setembro a  27 de outubro de 2013 a exposição “Da terra e do barro um caminho entre a tradição e a arte”. Nesta exposição, José Geraldo reúne vários trabalhos em cerâmica que retratam a cultura Açoriana nos costumes, no folclore, na religiosidade e na arte do oficio da cerâmica utilitária, a qual o consagrou como um dos mestres oleiros da cidade de São Jose.

Nascido em Lauro Müller/SC, José Geraldo Germano reside há 40 anos na cidade de São José. Autodidata, em meados dos anos 70 inicia-se na cerâmica figurativa, conhece o oleiro José de Souza – Mestre Zequinha – e começa a trabalhar na roda de olaria tradicional confeccionando peças utilitárias como panelas, moringas, alguidares e outros.

Hoje aos 61 anos de idade reúne seus trabalhos ligados aos costumes e tradições herdados dos Açorianos. Nesta mostra, apresenta a cerâmica figurativa com cenas da infância, do cotidiano e do folclore. Já na cerâmica utilitária nos traz vários utensílios usando diferentes processos.

A cerâmica utilitária chegou até nós trazidas pelos imigrantes açorianos no século XVIII. Esta arte de moldar o barro foi fundamental para que estes povos pudessem se estabelecer na costa catarinense e sobreviver. Com o barro produziam diversos utensílios indispensáveis como panelas para o cozimento dos alimentos, potes para armazenar água, os boiões, alguidares, pratos e muitos outros. A cidade de São José da Terra Firme tornou-se o maior polo de produção de cerâmica utilitária em Santa Catarina e exportava seus produtos para muitos lugares. Hoje a cidade é conhecida como a cidade da cerâmica tradicional e mantém uma Escola de Oleiros que é referencia à nível nacional.

Com entrada gratuita, a exposição será aberta à visitação no dia 3 de setembro, às 20h, no Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos, campus da UFSC em Florianópolis.

“Não poderia imaginar que uma brincadeira fosse se transformar, anos mais tarde, em trabalho, divertimento e prazer. Recordo os momentos da infância, de soltar pipa, de beber a água do pote de barro e de atear fogo em gravetos e de misturar a terra com a água na tentativa de modelar bonequinhos e pequenas loucinhas. Para mim a vida e a arte se completam quando com a terra faço o barro que moldo numa roda de tradição”. Geraldo Germano

Serviço:

Abertura: 3 de setembro de 2013 às 20 horas.
Local: Espaço Cultural do NEA – Universidade Federal de Santa Catarina.
Período: 4 de setembro a 27 de outubro de 2013.
Visitação: Segunda à sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h.
Informações:  olariabeiramarsj@ig.com.br / (48) 3721-8605 ou (48) 3241-4992

Promoção: UFSC/SECULT e DRC/Governo dos Açores.
Realização: Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) e Olaria Beira Mar

Tags: exposição