Exposição: AÇORES Fotografias de Joi Cletison e objetos do acervo do NEA

13/04/2018 15:28

A exposição do Espaço Cultual do NEA, intitulada Açores, foi organizada para recepcionar o Dr. Vasco Cordeiro Alves, Presidente da Região autônoma dos Açores, que estará em visita oficial a UFSC no dia 19 de abril próximo.

A exposição “Açores” é composta por imagens de Joi Cletison, ampliadas tamanho 80X100cm. Estas imagens foram feitas em várias ilhas do Arquipélago dos Açores, mostram arquitetura, festas populares, costumes tradicionais, e as belezas naturais do arquipélago. Na exposição poderemos ver imagens das Ilhas do Pico, São Jorge, Terceira, Graciosa, Faial, São Miguel e Corvo. Também faz parte desta mostra diversos objetos do Acervo do Núcleo de Estudos Açorianos como: viola de dois corações, Coroa do Espírito Santo, rabeca, trajes folclóricos e muito mais.
A exposição também integra as comemorações dos 270 anos da chegada dos emigrantes açorianos para povoar o Sul do Brasil (1748 a 1756), especificamente o Estado de Santa Catarina. No ano de 2018 acontecerão diversas comemorações aqui no litoral catarinense, e também no Arquipélago dos Açores, abordando a Cultura Açoriana.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina instituiu que 2018 será o “Ano da Cultura Açoriana” no Estado Catarinense. Diversas prefeituras de cidades litorâneas de Santa Catarina decretaram, em seus municípios, por meio das Câmaras Municipais, que 2018 é o “Ano da Cultura Açoriana”.

INFORMAÇÕES:
Telefone (48) 3721.8605 ou via e-mail: joicletison@gmail.com