26º AÇOR – Festa Da Cultura Açoriana de Santa Catarina, de 22 a 24/11, em Penha/SC

20/11/2019 10:24

De 22 a 24 de novembro a cidade de Penha no litoral norte catarinense será o palco das manifestações culturais e folclóricas mais representativas da cultura de base Açoriana do nosso Estado. Às 19h30 de sexta-feira (22/11), no Pavilhão montado na Praça de Eventos de Penha (Av. Nereu Ramos – Centro), inicia-se o 26º Açor, a maior Festa da Cultura Açoriana do Brasil. Durante os três dias o evento mostra o que há de mais autêntico na cultura açoriana, envolvendo o folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade. A entrada para a festa é franca.

Neste ano mais de 62 apresentações folclóricas constam na programação da festa. O destaque é uma área com 40 Estandes Culturais apresentando o artesanato regional de influência açoriana dos municípios litorâneos, onde artesões vão produzir ao vivo e comercializar suas peças, além de 18 estandes das Escolas do Município de Porto Belo, que apresentarão os temas desenvolvidos durante o ano letivo de 2019.

Acesse a programação completa do evento no link Programação – 26º AÇOR – Festa Da Cultura Açoriana de Santa Catarina.

No sábado, dia 23, às 10h00, os desfiles etnográficos dos grupos folclóricos que participam do 26º AÇOR e das Delegações representantes dos Municípios presentes no evento acontecerão na Avenida Nereu Ramos, passando em frente ao Prédio da Prefeitura de Penha, no centro da cidade de Penha.

No domingo, às 9h30min, na Igreja de São João Batista, no Bairro Armação de Itapocorói, acontece a esperada Missa com o Encontro das Bandeiras e Foliões do Divino Espírito Santo. Estão confirmadas várias cantorias (folias) e várias bandeiras do Divino Espírito Santo de municípios do nosso Litoral Catarinense. As apresentações folclóricas iniciam às 12 horas do sábado e do domingo no pavilhão do evento.

O AÇOR é uma Festa itinerante e já foi realizado nas cidades de Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Itajaí, Palhoça, Sombrio, Florianópolis, Bombinhas, Itajaí, Palhoça, Porto Belo. A sede do evento é escolhida pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, e o próprio NEA é o realizador do evento.

Para o Coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (NEA), Francisco do Vale Pereira, o AÇOR consolida-se como como um importante evento no contexto turístico e cultura do Estado: “Queremos em breve ter no litoral de Santa Catarina um corredor turístico-cultural com várias festas apresentando as nossas raízes e, principalmente, a cultura popular”. Atualmente o NEA atua em 46 municípios do litoral de Santa Catarina, promovendo palestras, cursos, exposições e desenvolvimento de pesquisas que buscam preservar e divulgar a cultura açoriana, e identidades culturais locais.

O 26º AÇOR é uma promoção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) e da Prefeitura Municipal de Penha com o apoio do Governo Regional dos Açores.

Serviço:

O quê: 26º AÇOR –  Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina
Quando: de 22 a 24 de novembro de 2019
Onde: Praça de Eventos de Penha – Avenida Nereu Ramos, s/n – Centro | Penha/SC
Informações: Núcleo de Estudos Açorianos (NEA)nea@contato.ufsc.br | (48) 3721-8605

Promoção:
Universidade Federal de Santa Catarina | Secretaria de Cultura e Arte da UFSC – SeCArte
Prefeitura Municipal de Penha

Realização:
Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (NEA)
Conselho Deliberativo do NEA
Departamento de Cultura de Penha