3º Seminário sobre Armações Baleeiras de Santa Catarina

Nos dias 8, 9 e 10 de Dezembro de 2020, ocorreu o 3º Seminário sobre as Armações Baleeiras de Santa Catarina, evento que foi realizado por meio online, com a presença de personalidades importantes que possibilitaram a valorização das armações baleeiras.

O Seminário foi uma realização do Movimento de Valorização das Armações Baleeiras Catarinenses, de professores e de estudantes da disciplina de Atividade e Extensão do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), do Campus Garopaba. Os organizadores do evento ainda contaram com o apoio da equipe de servidores da Instituição para divulgação e transmissão do evento, este último sendo feito por meio do canal de Youtube do IFSC Campus Garopaba.

O 3º Seminário sobre as Armações Baleeiras de Santa Catarina teve como principal objetivo disseminar conhecimento visando discutir a importância histórica e cultural das armações baleeiras do litoral catarinense, bem como promover a valorização e a visibilidade dessas armações. A estratégia, centrou-se na possibilidade de estimular debates e conversas entre a sociedade e as instituições que atuam no âmbito da preservação patrimonial.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

08/12

19h – abertura oficial

19h15 – Mesa 1 – Preservação das Armações Baleeiras Catarinenses

Palestrantes: Diego Fermo (diretor de Patrimônio da FCC), Fabiano Teixeira (Arquiteto – UFSC) e João Pacheco (MARE – Garopaba)

Mediação: Francisco do Vale Pereira (NEA – UFSC)

Para assistir a gravação do evento, clique aqui.

09/12

19h – Mesa 2 – Povos Originários e Caça às Baleias

Palestrantes: Dione Bandeira (Univille), Tatiane Andaluzia Kuss da Silveira (Univille), Daniel Quiroz (SNPC/Chile) e Roberto Rojas (UCN/Chile)

Mediação: Roberta Meira (Univille)

Para assistir a gravação do evento, clique aqui.

10/12

Parte 1:

14h – Mesa 3 – Turismo e Baleias

Palestrantes: Karina Groch (ProFranca/Instituto Australis – Imbituba), Claudete Medeiros (Rota da Baleia Franca), Gabriela Lopes Ribeiro (Turismo de Observação de Baleias por terra) e Cleber Neumann (Empresa Ar Mar Ação – Município de Penha)

Mediação: Juliani Walotek (Câmpus Garopaba)

Parte 2:

19h – Mesa 4 – Armações Baleeiras na História de Santa Catarina

Palestrantes: Eduardo Bajara (Fundação Cultural do Município de Penha), Nelma Baldin (IHGSC) e Fabiana Comerlato (UFRB)

Mediação: Fernando Bittencourt (MARE – Garopaba)

Para assistir as gravações do evento, clique em parte 1 e parte 2.

Programação do evento, que ocorreu nos dias 8, 9 e 10 de Dezembro.

VÍDEOS EXIBIDOS DURANTE O EVENTO

08/12

19h00 – Atividade de boas vindas com vídeo Franquita (Bella Torquato, designer de lugar).

20h30 às 20h40Vídeo tour virtual da armação de Itapocoroy (Eduardo Bajara).

09/12

20h30 às 20h45Vídeo documentário Baleia a Óleo (filme de Lísia Palombini).

10/12

15h30 às 15h40 – Video Arte Educativa – Oficina com materiais recicláveis (Projeto Cetáceos).

15:40 às 15h50 Vídeo História Iluminada da Baleia (Fernando Bittencourt – MARE, Garopaba).

15h50 às 16h00 Vídeo Histórias de Francolino Bendito (Fernando Bittencourt – MARE, Garopaba).

16h00 às 16h10 Vídeo Sunset (Instituto Australis – Imbituba)

20h15 às 20h25 Vídeo Moby Dick (resenha) (Prof. João Pacheco – MARE, Garopaba)

20h25 às 20h35 Vídeo Franquita – Bella Torquato.

Programação da exibição dos vídeos nos dias 8, 9 e 10 de Dezembro, durante o evento.

ARTIGOS GERADOS A PARTIR DO EVENTO

Olhares econômicos e ambientais para as armações baleeiras: a defesa da racionalização da produção de óleo de baleia no primeiro quartel do século XIX (João Pacheco de Souza; Roberta Barros Meira)

ARMAÇÃO BALEEIRA x FATO URBANO: o patrimônio cultural e a cidade (Diego Minks Rossi Fermo/Diretor/Diretoria de Patrimônio Cultural – DPAC/FCC)

Mamíferos marinhos nos sambaquis da Baía Babitonga (Tatiane Andaluzia Kuss da Silveira Montes; Dione da Rocha Bandeira)