Área de Atuação do NEA

Área de atuação do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC

Hoje atuamos em uma área de mais de 15.000 quilômetros quadrados, atingindo um publico alvo de aproximadamente 1.000.000 de habitantes, localizados em 45 município litorâneos do estado de Santa Catarina.

Estrutura do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC – NEA

O Núcleo de Estudos Açorianos – NEA da Universidade Federal de Santa Catarina foi criado em 1984, e tem como propósito realizar pesquisas em prol do resgate da Cultura Açoriana. Hoje, além das pesquisas, trabalhamos com a preservação e divulgação da Cultura de Base Açoriana no Estado de Santa Catarina (vide link O que é o NEA).

Temos convênios e protocolos de cooperação com diversos organismos nacionais e internacionais. A estrutura do NEA é formada por uma coordenação dividida em sub-coordenações, também consta em sua estrutura um Conselho Deliberativo.

O NEA foi implantado na Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 1984 (portaria 483/GR/84) e reestruturado em 1993 através da portaria 037/PRCE/93. Hoje na estrutura do NEA temos uma Coordenação Geral e quatro Sub-coordenadorias e um Conselho Deliberativo.

Coordenação Geral
Joi Cletison Alves

Sub- Coordenação de Comunicação
Francisco do Vale Pereira

Sub- Coordenação de Articulação Comunitária e Institucional
Gelci José Coelho

Sub- Coordenação de Projetos
Eugenio Lacerda

Sub- Coordenação de Eventos
Vilson Francisco Farias

Conselho Deliberativo do NEA
È formado por representantes de todas as Prefeituras Municipais do litoral do estado de Santa Catarina, várias Fundações Culturais e Universidades Regionais que tem atuação nesta área e também tem acento neste Conselho. Também fazem parte deste Conselho algumas representações oficiais de turismo.Os membros do Conselho Deliberativo são os representantes legais do NEA em suas regiões, com isto temos um trabalho muito dinâmico atingindo mais de quarenta municípios numa área de 15.000 quilômetros quadrados e atingimos indiretamente um público alvo de mais de um milhão de pessoas. Este Conselho se reúne mensalmente para discutir novas ações, fazer o intercâmbio de novas pesquisas, promover eventos, e outros.

No link Conselho Deliberativo do NEA você poderá conferir as Instituições que tem acento neste conselho e ter acesso aos endereços dos representantes do NEA em cada região do Estado.