Governo dos Açores e UFSC / NEA discutem pauta de acordos culturais

17/06/2011 11:54

Em sua primeira visita ao Brasil, a Directora Regional das Comunidades do Governo Regional dos  Açores se reúne com reitor e pesquisadores do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina para apresentar propostas de intercâmbio e aproximação cultural.

Intercâmbios profissionais, parcerias e acordos entre a Universidade Federal de Santa Catarina e Açores ficaram acertados a partir da primeira visita oficial da diretora regional das Comunidades do Governo de Açores Maria da Graça Castanho nesta semana ao Brasil e a Florianópolis. Empossada em outubro passado no cargo, Castanho esteve na Capital nos dias 14 e 15, visitando a Universidade Federal de Santa Catarina e o Núcleo de Estudos Açorianos e a Casa Dos Açores de Santa Catarina.

Responsável pelos acordos culturais com comunidades açorianas de todo mundo, além do cuidado com repatriados, imigrantes e emigrantes dos Açores, a diretora apresentou as novas diretrizes da presidência da Região Autônoma dos Açores. Em encontro com o vice-reitor da UFSC Carlos Alberto da Silva e com pesquisadores da equipe do NEA, Castanho anunciou os projetos que deverá implantar na área de turismo para jovens e pessoas de Terceira Idade, incluindo concursos na área literária e jornalismo. Convidado oficialmente a visitar os Açores, o vice-reitor falou sobre o trabalho do NEA na valorização da cultura açoriana. “Preservar o legado dessa cultura em Santa Catarina é preservar a qualidade de vida caracterizada pela tranqüilidade do homem do nosso litoral”, destacou.

Em reunião com a produção do filme A Antropóloga  foi alinhavada ainda a viagem do diretor do, Zeca Nunes Pires, com a atriz principal Larissa Bracher para exibir a obra nos Cinemas da Horta, Angra e Ponta Delgada nas três maiores ilhas do arquipélago dos Açores, seguida de debate com jornalistas e escolas.

Castanho também teve reunião com a empresa EquipeDigital.com responsável pela criação e manutenção do portal das ComunidadesAçorianas.org, que disponibiliza artigos  sobre cultura açoriana, aberto a todas as comunidades do mundo e de modo colaborativo. Foi aprovada a manutenção do Portal das Comunidades e traçado estratégias para ampliar a sua divulgação e também atingir as camadas mais populares que estão fora das universidades.

Segundo o coordenador do Núcleo, Joi Cletison, que acompanhou toda a agenda da diretora em Florianópolis, hoje o litoral de Santa Catarina conhece mais os Açores do que o contrário. Depois de Florianópolis, Dra. Maria da Graça Castanho  completara sua visita técnica na Casa dos Açores do Rio Grande do Sul e em San Carlos no Uruguai. Antes de vir ao sul, esteve nas Casas dos Açores do Rio de Janeiro, São Paulo.

A visita do dia 14 encerrou com a participação da diretora na abertura da mesa redonda ‘Conversas sobre os Portugueses’, que iniciou às 19 horas no Palácio Cruz e Sousa, com a participação de cerca de cem pessoas. No evento, promovido pelo NEA em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura no Museu Histórico de Santa Catarina, o arquiteto Roberto Tonera, falou sobre a consolidação das froneiras do Brasil com a construção do sistema de fortificações no século XVIII.  O Professor Doutor João Lupi, Cônsul Honorário de Portugal em Florianópolis, fez uma abordagem antropológica e poética sobre o que identifica em termos comportamentais, o modo de ser português em Portugal e no sul do Brasil. Assuntos como a instalação dos portugueses em Santa Catarina, as vicissitudes de Portugal, a diversidade da emigração para o Brasil e a herança deixada pelo povo português também fizeram parte das discussões.

Continuam abertas no Museu Histórico até o dia 15 de julho as exposições “Os Portugueses na Ilha de Santa Catarina”  com fotografias d Joi Cletison e “Fortalezas da Ilha de Santa Catarina” para quem quiser conhecer mais de perto a força dessa herança.

Raquel Wandelli
Assessora de Comunicação da SeCArte/UFSC