NEA/UFSC entrega TROFÉU AÇORIANIDADE a 12 personalidades e instituições LANCAMENTO DO 18ºAÇOR

31/08/2011 12:54

Cerimônia no dia 9 de setembro, em Sombrio, culminará com o lançamento da 18ª Festa da Cultura Açoriana em Santa Catarina, a maior do gênero no País.

Doze personalidades e instituições catarinenses receberão este ano o Troféu Açorianidade 2011 da Universidade Federal de Santa Catarina. A cerimônia ocorrerá no dia 9 de setembro, às 19h30min, no Sombrio Tênis Clube, na cidade de Sombrio, quando serão conhecidos os nomes das pessoas, instituições e empresas homenageadas por seu esforço e atuação em prol do desenvolvimento da pesquisa, preservação e divulgação da cultura açoriana em Santa Catarina. Além da entrega do troféu, o Núcleo de Estudos Açorianos da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC promove neste dia o lançamento da 18ª AÇOR, maior Festa da Cultura Açoriana no Brasil, que se realiza a cada ano em um município diferente do Estado.

Criada em 1996 pelo Núcleo de Estudos Açorianos, a distinção reverencia todos os anos 10 personalidades, cada uma com um troféu alusivo ao nome de uma Ilha do Arquipélago Açoriano: São Miguel, Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Faial, Corvo, Flores. O último troféu leva o nome da Ilha de Santa Catarina, chamada carinhosamente de 10ª Ilha Açoriana. Neste ano, uma 11ª condecoração será conferida, o “Troféu Açorianidade Especial”, proposto e aprovado pelo Conselho Deliberativo do NEA, que indica e escolhe por votação os ganhadores do Troféu, segundo o coordenador do Núcleo, Joi Cletison. OEleito por concurso público, o design da estátua é de criação do artista plástico João Aurino Dias (Dão). O 12º troféu será dado, como de costume, ao município sede da Festa Açoriana, no caso, Sombrio.

Integrado por 58 instituições (prefeituras, universidades e fundações culturais) com sede no litoral de Santa Catarina que têm a preocupação de preservar os traços da cultura açoriana, o Conselho do NEA aprovou as seguintes condecorações: como grupo folclórico, o Boi de Mamão de São Paulinho, do município de Itapema; como artista plástico, Plínio Verani, de São José; como Instituição de Ensino Superior ou cultural, a UFSC – 50 Anos; como veículo de comuni ca ção a RIC Record – Jornal Noticias do Dia; como administração municipal, a Prefeitura Municipal de Barra Velha; como personalidade, Paulo Ri ca rdo Caminha; como pesquisador, Rosane Luchtemberg, de Bombinhas; como Empresa de Patrocínio, a Santa Catarina Turismo (Santur); como artesão, Vilson de Oliveira, de Gravatal; como Escola de Ensino Fundamental ou Médio a Escola Modelo, de Palhoça e como Troféu Especial, a festa a Marejada – 25 Anos.

A cerimônia culmina com o lançamento oficial do 18ª AÇOR – Festa da Cultura Açoriana do Estado de Santa Catarina, que este ano ocorrerá no município de Sombrio, de 23 a 25 de setembro. O objetivo do evento é mostrar o que há de mais autêntico e original de cultura açoriana no folclore, artesanato, danças, gastronomia e religiosidade, explica Cletison. Já foram sede do Açor os municípios de Itajaí, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Palhoça e Governador Celso Ramos.

Sob um grande pavilhão, 34 municípios e Instituições do litoral de Santa Catarina vão apresentar e comercializar em estandes culturais o seu artesanato de referência regional açoriana. Estandes, gastronomia, exposições fotográficas, mostra de vídeos, apresentações culturais, palestras e lançamentos de livros fazem do Açor a maior e mais diversificada festa da cultura açoriana no País. Nos três dias de festa serão mais de 50 apresentações folclóri ca s e três shows musi ca is no encerramento das noites.

A festa abre na sexta-feira, dia 23, às 19 horas, e no sábado, às 10 horas, na avenida Central da cidade de Sombrio, ocorrerá o esperado Desfile Folclórico dos Grupos participantes da festa. No domingo dia 26, às 9h30min, na Igreja Santo Antonio, será realizada a Missa do Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo, com a participação de seis ca ntorias e 15 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios. Nos três dias uma praça de alimentação oferecerá ao público a oportunidade de saborear os quitutes e pratos típicos da culinária do litoral catarinense enquanto assiste às apresentações folclóricas e aos shows das bandas.

Realizada pelo NEA em conjunto com a Casa da Cultura de Sombrio, a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina é promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Sombrio, com apoio cultural do Governo do Açores, Funcultural e Governo do Estado de Santa Catarina.

Mais informações:  48 3721-8605 ou 48 35331958 ou www.nea.ufsc.br
Divulgação: Raquel Wandelli