Intercambio de Teatro Açores e Santa Catarina

07/10/2016 09:22

0001 (1)

Algumas instituições dos Açores e de Santa Catarina trazem ao nosso estado o Grupo de Teatro Mensagem, vindo da Ilha do Pico no Açores. O grupo vai fazer apresentações de teatro e de contação de histórias em Florianópolis, São Francisco do Sul e Bombinhas

A peça que trazem é Derivados da Salsicha” do dramaturgo polaco Slwomir Mrozeck.

TEATRO

Derivados da Salsicha” é um espetáculo teatral apresentado pelo Grupo de Teatro Mensagem, da Ilha do Pico, e é baseado na obra do dramaturgo polaco Slwomir Mrozeck, mais focado no seu texto genial “Em Alto Mar” (1961). Duas mulheres e um homem numa jangada em alto mar tentam sobreviver.

Cada um deles tem a capacidade de revelar a humanidade em todas as suas fragilidades, espelhando as maiores fraquezas da raça humana refletindo acerca da própria desumanização do Homem.

Repleto de humor, encontramos uma alegoria ao Arquipélago dos Açores, e mais propriamente à identidade insular açoriana retratando o querer partir e ter de ficar na condição de ilhéu.

grupo_mensagem_açores (2)

O GRUPO

O Grupo de Teatro Mensagem nasceu em 2006 na Vila de São Roque do Pico, na Ilha do Pico (Açores em Portugal). Já conta com mais de 40 atuações em todo o arquipélago Açoriano e Portugal continental.

Pela primeira vez chegam ao Brasil, através da Direção Regional das Comunidades, do Governo Regional dos Açores, trazendo mais mensagens de cultura açoriana nas vozes do elenco formado por: Ruben Ferreira, Tânia Gomes e Susana Moura.

grupo_mensagem_açores (4)

CONTAÇÃO DE HISTORIAS

A Contação de Histórias é direcionada para as crianças e baseada na obra “A Viagem do Baguinho Simão” que é uma história infantil escrita e imaginada por Susana Moura e ilustrada por Fábio Vieira.

Este conto foi criado para falar e divulgar as paisagens das vinhas da Ilha do Pico. Hoje as Paisagens das vinhas da Ilha do Pico, nos Açores, são Patrimônio Mundial tombado pela UNESCO.

A Viagem do Baguinho Simão é um conto infantil baseado nos  principais fenômenos geológicos da Ilha do Pico e da História dos Açores, que foram permitindo o surgimento desta paisagem natural e humana – única em todo o mundo: Paisagem da cultura do Vinho e da Vinha da Ilha do Pico.

Segundo a autora, Susana Moura, “O nosso grande objetivo passava por criar um universo imaginário para a infância, mas que em simultâneo conseguisse apaixonar os leitores de todas as idades. Pretendíamos enaltecer o facto da grande parte desta paisagem ter sido feita pela mão humana e daí ter surgido uma fusão única entre o Povo Açoriano e a Paisagem vulcânica”.

grupo_mensagem_açores (7)

PALESTRAS

A palestra de Susana Moura é direcionada para o público adultos, onde paralelamente faça uma apresentação científica/narrativa da paisagem protegida da vinha e do vinho da Ilha do Pico. (Paisagem esta tombada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, 2004) e também falará sobre a produção de vinho naquela Ilha.

Em Florianópolis, a palestra será proferida para alunos do curso de Guia de Turismo do IFSC. Alem de falar da paisagem protegida das Vinhas abordará  também, os aspectos turísticos da Ilha do Pico. Já na Cidade de Bombinhas a fala será para o empresariado da hotelaria e gastronomia.

grupo_mensagem_açores (8)

Susana Moura – autora do livro, contadora de história, professora de teatro e atriz, mora da Ilha do Pico nos Açores, na cidade de São Roque do Pico. Atua com projeto de contação de história e teatro em escola e divulgando a Ilha do Pico.

SERVIÇOS DA PROGRAMAÇÃO EM FLORIANÓPOLIS

TEATRO

Espetáculo: -“Derivados da Salsicha” de Slwomir Mrozeck

Local: Teatro da UFSC

Data: 15/10/2016 às 20:30 horas

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A Viagem do Baguinho Simão
Locais:
Projeto Assistencial da SEEDE (Monte Verde) Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC, Colégio Herondina (Ingleses) e Colégio de Aplicação da UFSC.

Data:13. 14 e 17/10/2016

PALESTRAS

Local: IFSC – Florianópolis

Data: 14/10 às 20 horas

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO INTERCAMBIO em Florianópolis, Bombinhas e São Francisco do Sul está disponível na página www.nea.ufsc.br.

Telefones de Contatos:

Florianópolis (48) 3721.8605, 9982.8938(Joi),  9997.8290 (Sergio)

Bombinhas (47) 3264.7478

São Francisco do Sul (47) 3444.5728

Apoiadores do Intercâmbio:

Promoção: UFSC e Governo dos Açores

Realização: Núcleo de Estudos Açorianos/UFSC

Parceiros e apoiadores: Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul, Secretaria de Cultura da UFSC/SECARTE, Gira-Teatro Multissensorial, Associação Sociocultural AGIR–ARTES, Associação Cultural Padre José Idalmiro, Escola Secundaria de São Roque do Pico e aAssociação cultura de São Roque do Pico.

Clique abaixo para ver o roteiro do grupo.

ROTEIRO INTERCAMBIO AÇORES TEATRO