20º Açor – Içara / 2013

22/10/2013 19:00

Incentivadores da cultura açoriana recebem troféu da UFSC durante o Lançamento da 20º Festa Açoriana de Santa Catarina

Cerimônia no dia 25 de outubro na cidade de Içara  abre os preparativos para o lançamento da 20ª Festa da Cultura Açoriana em Santa Catarina, a maior do gênero no País.

O Centro da cidade de Içara, no litoral sul de Santa Catarina, será o cenário para a realização da maior festa açoriana do país, o AÇOR, que já caminha para a 20ª edição. Promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Içara, a festa vai mobilizar toda a comunidade de base açoriana do Estado do dia 08 a 10 de novembro de 2013. Os preparativos, contudo, já começam no dia 25 de setembro de 2013, com a entrega do Troféu Açorianidade 2013 e o lançamento da 20ª ACOR.

Às 19:30 horas, na Sede da FAI – Fundação Assistencial de Içara (Praça da Juventude Fernando Pacheco – Centro – Içara – SC), em uma cerimônia cultural e gastronômica, os agraciados serão homenageados por seu esforço e atuação em prol do desenvolvimento da pesquisa, preservação e divulgação da cultura açoriana em Santa Catarina, explica Joi Cletison, coordenador do Núcleo de Estudos Açoriano da Secretaria de Cultura da UFSC. O NEA é responsável pela realização do evento em conjunto com a Fundação Cultural de Içara e a Prefeitura Municipal de Içara e com apoio do Governo do Açores e Secretaria de Estado de Organização e Lazer (Funcultural) e Santur.

Criada em 1996, a distinção reverencia todos os anos 10 personalidades, cada uma com um troféu alusivo ao nome de uma Ilha do Arquipélago Açoriano: São Miguel, Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Faial, Corvo, Flores. O último troféu leva o nome da Ilha de Santa Catarina, chamada carinhosamente de 10ª Ilha Açoriana. Os nomes dos homenageados são indicados e aprovados por votação pelo Conselho Deliberativo do NEA, integrado por 65 instituições (prefeituras, universidades e fundações culturais) com sede no litoral de Santa Catarina que têm a preocupação de preservar os traços da cultura açoriana.

Eleito por concurso público, o design da estátua é de criação do artista plástico João Aurino Dias (Dão).

Estandes, gastronomia, exposições fotográficas, mostra de vídeos, apresentações culturais, palestras e lançamentos de livros, fazem do AÇOR a maior e mais diversificada festa da cultura açoriana no País. Com entrada gratuita e aberta ao público, a festa tem o objetivo de mostrar o que há de mais autêntico e original de cultura açoriana no folclore, artesanato, danças, gastronomia e religiosidade. Sob um grande pavilhão com estandes culturais, 31 municípios e instituições do litoral de Santa Catarina vão apresentar e comercializar o seu artesanato de referência regional açoriana. Centenas de artesãos vão produzir e comercializar suas peças em frente ao público prevê o coordenador do evento, Joi Cletison.

Nos três dias de festa serão mais de 48 apresentações folclóricas e dois shows musicais no encerramento das noites dos dias 8 e 9 de novembro. No dia 9 de novembro, às 10 horas,na Rua Cel. Marcos Rovaris – Centro – Içara, ocorrerá o esperado Desfile Folclórico dos Grupos participantes da festa. No Domingo dia 10 de novembro, às 10:00 horas, na Igreja Matriz, Praça São Donato, os participantes celebram a Missa do Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo, com a participação de seis cantorias e 18 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios. Nos três dias uma praça de alimentação oferecerá ao público a oportunidade de saborear os quitutes e pratos típicos da culinária do litoral catarinense enquanto assiste às apresentações folclóricas e aos shows das bandas.

As cidades de Itajaí, Imarui, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Palhoça e Sombrio  já foram sede da Festa Açoriana.

Mais informações: fones 48 3721-8605 ou 48 3432.0712 e www.nea.ufsc.br

RELAÇÃO DOS AGRACIADOS COM O TROFÉU AÇORIANIDADE 2013