Exposição DIÁSPORAS AÇORIANAS Representadas pela Rede de Casas dos Açores
As Casas dos Açores são entidades criadas por comunidades de imigrantes, descendentes de açorianos e simpatizantes da cultura açoriana dispersos pelo mundo (diásporas). As Casas têm em comum o desejo de fortalecimento da memória e da identidade cultural destes grupos, fomentando e articulando ações culturais, sociais e recreativas.
O Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA) é composto atualmente por 13 Casas distribuídas pelo planeta tendo com objetivo promover e articular ações das casas entre si e a Região Autônoma dos Açores (Arquipélago português, composto por 9 ilhas, situado no Atlântico Norte).
O CMCA realiza anualmente uma assembleia, durante a qual a troca de presentes entre as Casas se tornou um hábito representativo de solidariedade e intercâmbio, evidenciando uma rede de relacionamentos.
A exposição “Diásporas Açorianas” traz ao público uma pequena mostra desses objetos, que compõem o acervo da Casa dos Açores de Santa Catarina, oriundos dessas trocas de presentes, evidenciando os diálogos travados entre as Casas. Vislumbra-se assim uma pequena parte da riqueza cultural do Arquipélago e de sua diáspora.Trata-se de um exercício de utilização de objetos como fonte de conhecimento histórico com intuito de demonstrar que as fontes históricas vão além de documentos escritos.
Essa é uma exposição elaborada pelos discentes da disciplina Cultura Histórica e Fontes Documentais do semestre 2016/1, do Departamento de História, ofertada no curso de Museologia. O professor responsável pela disciplina foi Sérgio Luiz Ferreira. Trata-se de um exercício de utilização de objetos como fonte de conhecimento histórico com intuito de demonstrar que as fontes históricas vão além de documentos escritos.
Durante a abertura teremos a Tocata da Casa dos Açores de Santa Catarina se apresentando e mostrando musicas do folclore açoriano.
SERVIÇOS:
Exposição Diásporas Açorianas Representadas pela Rede de Casas dos Açores
Local: Espaço Cultural do NEA/UFSC
Campus Universitário- Trindade- Florianópolis- SC- Brasil
Abertura: 7 de julho às 18:30 horas
Na abertura Apresentação da Tocata da Casa dos Açores de Santa Catarina
Período: 08 de julho a 12 de agosto das 9h às 12h e das 14h às 17h
REALIZAÇÃO:
Universidade Federal de Santa Catarina
Casa dos Açores de santa Catarina
Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC
Acadêmicos da disciplina Cultura e Historia (turma 2016-1)
APOIO CULTURAL:
Governo Regional dos Açores
Museologia – Universidade Federal de Santa Catarina
Museu Victor Meirelles