NEA Convida para Programação Cultural: Tuna de Medicina do Porto/ Portugal

24/08/2022 16:23

O Núcleo de Estudos Açorianos e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SECARTE – UFSC) convidam a comunidade universitária para participar da apresentação da Tuna de Medicina do Porto (Tuna acadêmica da faculdade de medicina da Universidade do Porto/ Portugal), que ocorrerá no dia 26 de agosto.

A tuna é um agrupamento musical caracterizado principalmente pela utilização de cordofones (instrumentos de corda), mas não se limitando a estes, podendo ser acompanhada de instrumentos de percussão. Atualmente, a tuna é composta também pela utilização de canto em suas apresentações. Existem dois tipos de tuna, a tuna popular e a tuna acadêmica ou universitária, esta realizada por estudantes de universidades.

Tuna de Medicina do Porto é uma tuna acadêmica, composta por estudantes da faculdade de medicina da Universidade do Porto, em Portugal. A fundação desta tuna foi a materialização de um sonho antigo de seus fundadores, sendo efetuada em 1991, e tem seu repertório inspirado nas décadas portuguesas de 1930, 1940 e 1950. O grupo realiza suas apresentações para além das fronteiras portuguesas pelo menos desde 1993, passando por uma diversidade de países até então, como Alemanha, Brasil, China, Holanda, Índia, Suíça, entre muitos outros.

No dia 26 de agosto de 2022, a Universidade Federal de Santa Catarina estará recepcionando a Tuna de Medicina do Porto, contando com sua apresentação no varandão do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, das 12h às 13h, com repertório preparado para esta Digressão, que tem em sua programação apresentações destacadas abaixo.

Programação das apresentações em Florianópolis:

25/08 (quinta-feira) 26/08 (sexta-feira) 27/08 (sábado)
14h: Apresentação da Tuna de Medicina do Porto no Espaço Cultural Dr. Adolfo Bezerra de Menezes/ SEEDE – Seara Espirita Entreposto da Fé 9h30 às 10h: Apresentação da Tuna de Medicina do Porto aos membros da Diretoria do Conselho Regional de Medicina (CRM), com convívio  12h às 13h: Apresentação da Tuna de Medicina do Porto no Mercado Público, Centro de Florianópolis
12h às 13h: Apresentação da Tuna de Medicina do Porto no Centro de Cultura e Eventos da UFSC

Além desta apresentação, o grupo da Universidade do Porto continuará seu tour pelo Brasil, passando pelas cidades de Curitiba, Iguaçu e Rio de Janeiro, entre os dias 29 de agosto a 6 de setembro. Acompanhe a Tuna por suas redes sociais: https://www.facebook.com/TunaMedicinaPorto