Festa do Divino Espírito Santo

21/05/2024 16:29

A Festa do Divino Espírito Santo é uma manifestação do catolicismo popular presente em grande parte de nosso território nacional. A celebração do Divino Espírito Santo teve origem na cidade de Alenquer, em Portugal, em meados dos séculos XIII e XIV, e é atribuída à devoção da Rainha Isabel de Aragão. A Rainha clamava pelo fim das desavenças entre seu esposo o Rei D. Diniz e seu filho Príncipe Afonso. Ela teria prometido ao Espírito Santo que, se a paz voltasse a reinar, iria peregrinar o mundo com uma cópia da coroa e uma pomba no alto da coroa. Em agradecimento ao pedido atendido, a Rainha levou a coroa à igreja do Espírito Santo, para a entrega, durante o período de Pentecostes, período que indica a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, 50 dias após a Páscoa. Formou-se uma solene procissão com nobres do reino carregando estandartes enfeitados. Em uma celebração representando a instituição do Império do Espírito Santo, um banquete (o bodo) foi partilhado com os pobres. Na cerimônia, pessoas humildes receberam insígnias do poder real, a coroa e o cetro, simbolizando a vontade do rei e da rainha em servir ao povo no espírito da igualdade e humildade. A devoção ao Divino espalhou-se nos territórios portugueses, principalmente no Arquipélago do Açores. Posteriormente, espalhou-se para outras áreas colonizadas por açorianos, como a Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América e, em diversas partes do Brasil.

       No século XVIII, com a chegada dos primeiros açorianos ao litoral de Santa Catarina, essa tradição começou a ser praticada e representa a manifestação mais significativa da cultura popular catarinense. Os festejos reúnem novenas, promessas, oferendas, bailes e cantorias. A procissão da corte imperial e a cerimônia de coroação do Imperador, principal momento da festa, traz como símbolos a coroa, o cetro, a salva e a bandeira. Já a Bandeira do Divino possui presença especial em todas as cerimônias da festa. Sua passagem pelas ruas das comunidades tem significado marcante, pois anuncia o início dos festejos que, ao som de viola, violão, rabeca e tambor, são acompanhados por um cantador que puxa os versos, o qual é respondido pelo coro de devotos que acompanham o cortejo. As Festas do Divino em Florianópolis ocorrem em diversas comunidades dos bairros do município durante os meses de maio a setembro.

A Festa do Divino Espírito Santo do Centro de Florianópolis é considerada Patrimônio Imaterial do Estado. Em Biguaçu, por exemplo, a festa é considerada Patrimônio Histórico Artístico e Cultural, sendo o evento religioso mais popular do litoral catarinense movimentando as comunidades da Grande
Florianópolis.