Reconhecimento internacional ao trabalho do NEA/UFSC

11/06/2015 14:56

O Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina completou em 2014, 30 anos de atividades na pesquisa, ensino e extensão, valorizando e preservando a identidade açoriana do litoral catarinense. Recebeu várias homenagens em nível nacional, e agora o reconhecimento vem da Presidência da Assembleia Legislativa da Região Autônoma dos Açores que, em conjunto com a Presidência do Governo da Região Autônoma dos Açores, outorgou a Insígnia Autonómica de Reconhecimento ao Núcleo de Estudos Açorianos – NEA/UFSC. A Seção Solene da Assembleia Legislativa da Região Autônoma dos Açores – ALRAA, contou com a presença do Presidente dos Açores, todos os Deputados Regionais, Secretários de Governo e muitas autoridades, foi realizada no dia 25 de maio de 2015, dia em que se comemora o Dia da Região da Autônoma dos Açores e também o Dia do Espirito Santo. A cerimonia de entrega ocorreu na Ilha das Flores, na cidade das Lajes das Flores que também estava comemorando 500 anos de fundação em 2015.
Com a aprovação do Decreto Legislativo Regional n.º 36/2002/A, de 28 de novembro, que instituiu as Insígnias Honoríficas Açorianas, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores pretendeu prestar homenagem a pessoas singulares ou coletivas que, em múltiplas vertentes da sua atuação e em atos com os mais diversos enquadramentos, se hajam distinguido em benefício da comunidade e na valorização da Região Autónoma dos Açores.
A atribuição das insígnias honoríficas açorianas, para além de representar o reconhecimento público para com os cidadãos ou instituições que, ao longo dos anos, contribuíram de forma expressiva para consolidar a identidade histórica, cultural e política do povo açoriano, pretende também, de forma simbólica, estimular a continuidade e emergência de feitos, méritos e virtudes com especial relevo na construção do nosso património insular.

Insígnia Autonômica de Reconhecimento do ano de 2015

Receberam a distinção juntamente com o NEA, as seguintes pessoas e instituições:
Adolfo Ribeiro Lima, Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres, João Gago da Câmara (a título póstumo), João Urbano Melo Resendes, Anthímio José de Azevedo (a título póstumo), Ana Maria Bettencourt, Vamberto Freitas, Roberto Amaral, Núcleo Estudos Açorianos da Universidade de Santa Catarina, Manuel Silva Bettencourt e João Luís Medeiros.

O coordenador do NEA, historiador Joi Cletison Alves viajou ao Arquipélago dos Açores especialmente para receber a Insígnia em nome do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC. O coordenador do NEA diz que “Esta homenagem pertence a todas as instituições e pessoas que compõem o Conselho do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, espalhadas por mais de 40 municípios litorâneos catarinenses, pois o trabalho que o NEA faz, atuando em mais de 600 quilômetros de costa atlântica, é impossível fazer este trabalho sem estas parcerias. O nosso trabalho só está sendo reconhecido em vários níveis graças a esta atuação conjunta, e com o mesmo objetivo de valorizar e preservar a herança cultural que os açorianos nos deixaram no século XVIII”

A cerimonia de entrega ocorreu dentro das comemorações dos 500 anos da cidade de Lages das Flores, na Ilha das Flores, Arquipélago dos Açores. Na sequência das atividades foi serviço o almoço de confraternização, cujo cardápio foi num boldo do Espirito Santo (sopas do Espírito Santo), pois o Dia da Região Autônoma é comemorado juntamente com o Dia do Espirito Santo, o Pentecoste .
Durante o boldo os foliões do Espirito Santo atuaram cantando, tirando versos de improviso para a ocasião; a Bandeira do Divino esteve presente, e as convidados e homenageados foram saudados. Depois foi feita a apresentação do Grupo Folclórico e Etnográfico Lajense, com várias modas e danças típicas das Lajes e dos Açores.

Informações e demais fotos: Dia da Região

Imagem da Insígnia Autonômica de Reconhecimento

Cumprimentos informais ao Ex Presidente dos Açores (esquerda) Dr. Carlos Cezar e ao Presidente atual dos Açores Dr. Vasco Alves Cordeiro. Foto de José Antonio Rodrigues

Cumprimentos informais ao Presidente atual dos Açores Dr. Vasco Alves Cordeiro. Foto de José Antonio Rodrigues