Exposição fotográfica: JANELAS

29/09/2017 10:21

Exposição fotográfica: JANELAS

A poesia das janelas, da Ilha de Santa Catarina (Brasil), Arquipélago dos Açores e Portugal Continental.

Exposição mostra arquitetura e a poesia das janelas de origem Portuguesa.

Cada Imagem traz uma mensagem diferente: a leveza, a paixão, a imponência, a sobriedade, a ternura, a simplicidade, a angústia e muitos outros significados que o espectador poderá encontrar nas aberturas das Janelas. Diretor do Núcleo Açoriano/UFSC, Joi Cletison pretende oferecer, através das janelas, um paralelo arquitetônico e artístico entre esses povos de cultura açoriana.
As 15 fotografias no tamanho de 1,10m X 1,60m ampliadas em cores sob tecido, permitem que as imagens das janelas possam ser vistas do lado interno e externo, rococós, contornos, entalhes, grades, cortinas, sacadas e floreiras. Combinações de cores inusitadas, formatos característicos de diferentes épocas e de diferentes status sociais convidam ao devaneio e ao percurso histórico. “A visão dos dois ângulos dá a possibilidade de o espectador observar a janela e sentir-se dentro do espaço onde ela está inserida”, explica o fotógrafo e historiador.
“O resto da cultura tradicional e do olhar doméstico que sobrevive à modernidade ainda se debruça sobre as janelas das metrópoles”, foi o que ensinou o poeta e jornalista João do Rio. Durante mais de 10 anos, o fotógrafo Joi Cletison espiou pelas janelas da Ilha de Santa Catarina, do Arquipélago do Açores e de Portugal Continental as semelhanças na arquitetura, na vida e nos costumes culturais das gentes. O resultado dessa expiração poética e antropológica será apresentado na exposição fotográfica “Janelas”, abre no dia 04 de outubro na Galeria Arco 8, na cidade de Ponta Delgada no Arquipélago dos Açores.
Nesta ida aos Açores a proposta de Joi Cletison é realizar a exposição e doar todas as obras para uma Instituição de caridade que atenda idosos, as obras serão leiloadas ou vendidas por esta instituição e os recursos aplicados em ações que beneficiem esta gente que sempre precisa muito de ajuda, independente de que pais estejam.
A realização da exposição “Janelas” e doação de todas as obras expostas conta com o apoio fundamental da Direção Regional das Comunidades, Governo do Açores, pois foi aprovada no Projeto Candidaturas/2017 que apoiou parte das passagens até os Açores.
Escolhi a Santa Casa das Misericórdias de Ponta Delgada para receber a doação das obras, pois a exposição será realizada na cidade de Ponta Delgada/Ilha de São Miguel nos Açores e nada mais justo que deixar as obras para uma instituição da cidade que acolheu a exposição “Janelas”. No Brasil uma obra destas pode ser vendida por duzentos Euros ou mais, mas creio que se tratando de uma ação dessas a instituição poderá até vender por um valor um pouco maior, pois temos agregado no valor a questão social. As totalidades dos recursos serão da Instituição escolhida para este fim, eu como fotografo estarei muito recompensado em saber que as minhas obras estão ajudando alguém.
Agradeço especialmente ao Pedro Bento, Diretor da Galeria Arco 8, por prontamente ter aceito a proposta de realizar a exposição, que será totalmente doada a Santa Casa das Misericórdias. Outro agradecimento especial é a Direcção Regional das Comunidades do Governo dos Açores que esta apoiando esta realização através do Projeto Candidaturas.

SERVIÇO:
Exposição: JANELAS