28° AÇOR – Sombrio/ SC

27/09/2022 14:58

Apresentações culturais, estandes, desfile das delegações, missa do Divino Espírito Santo, artesanato, comida típica, e muito mais, o 28° AÇOR foi realizado nos dias 16 a 18 de setembro de 2022, em Sombrio/ SC.

Com 58 apresentações culturais (danças folclóricas, folguedos, canto coral, cantorias do terno de reis e do Divino Espírito Santo e apresentações das escolas do município), a população de Sombrio e de outras partes do estado celebraram a cultura de base açoriana que marca a cultura catarinense.

O resgate e preservação da herança cultural açoriana pôde ser visto claramente entre os 53 estandes, nas apresentações culturais, no desfile que apresentou pela cidade as roupas e cultura açoriana e na missa do Divino Espírito Santo, que contou com a entrada das bandeiras do Divino.

A festa comportou 8 espaços de alimentação, contendo em alguns comidas típicas da cultura açoriana. Os estandes trouxeram de técnicas de artesanato até os produtos resultantes destes, ainda houve exposições de características próprias da cultura açoriana enraizada em Santa Catarina, como a arquitetura representada em maquetes.

O boi de mamão foi uma constante no evento, contando com diversas formas de sua manifestação na região litorânea do estado. Com danças, a população de Sombrio entrou na brincadeira para festejar, sendo chamada a bailar com os grupos na frente do palco.

Celebrando a fé legada pelos casais açorianos que aqui aportaram, a missa do Divino Espírito Santo ocorreu, recebendo as bandeiras do Divino, representando a vivacidade da cultura na região. Após a missa, foi erguido o mastro de São Sebastião, que foi movido pelas ruas da cidade até ser fixado na frente da igreja matriz.

O evento foi gigante, recepcionando muitos cidadãos de Sombrio e de municípios vizinhos. Quem não pôde comparecer, fica com algumas fotos do evento:

Desfile etnográfico foto 6 – Crédito Marcos (Click Fotos)

Encontro das bandeiras do divino – Crédito Marcos (Click Fotos)

Estandes – Crédito Marcos (Click Fotos)

Missa do encontro das bandeiras – Crédito Marcos (Click Fotos)

Abertura do 28° AÇOR – Crédito Marcinha Ferreira

Apresentação grupo Raízes Açorianas (Casa dos Açores de SC)- Crédito Marcinha Ferreira

Apresentação grupo MIXTURA – Crédito Marcinha Ferreira

Apresentação grupo Raizes Açorianas (Casa dos Açores SC) – Crédito Marcinha Ferreira

Desfile etnográfico – Crédito Marcos (Click Fotos)

Desfile etnográfico – Crédito Marcos (Click Fotos)

Desfile etnográfico – Crédito Marcos (Click Fotos)

Desfile etnográfico – Crédito Marcos (Click Fotos)

Desfile etnográfico – Crédito Marcos (Click Fotos)