NEA Recebe Exposição: Cultura Popular – o nosso Folclore

23/08/2022 14:39

Em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural (17 de agosto) e ao Dia Nacional do Folclore (22 de agosto), o NEA (Núcleo de Estudos Açorianos, da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte) está promovendo e realizando uma exposição de figuras em cerâmica que representam parte da cultura do povo ilhéu, do nosso folclore, tradições e fazeres de uma herança dos casais açorianos que aqui aportaram.

As peças em exposição são criações de Osmarina e Paulo Villalva, artistas visuais autodidatas de Florianópolis que há mais de 24 anos criam e produzem figuras em cerâmica representando o folclore, a religiosidade e o cotidiano do povo Ilhéu. Osmarina possui longa relação com a arte, desde menina já produzia suas brincadeiras com barro, mas é no ano de 1998 que toma gosto pela a atividade de ceramista quando participa de um curso de Extensão oferecido no Museu de Antropologia da UFSC (atual MArquE). Naquele período, Paulo, que era servidor administrativo da UFSC e artista visual desde sua juventude, passou a colorir com sua arte as obras de Osmarina. Hoje, estas obras são executadas por quatro mãos e dois corações.

A exposição conta com treze figuras de cerâmica: quatro vendedores ambulantes, na época conhecidos como pombeiros que circulavam pela cidade e freguesias oferecendo o que vendiam (aves, roscas, utensílios etc.); uma figura representando o folguedo do boi-de-mamão; uma representando O louvor ao Divino Espírito Santo, cultuado com muita fé desde a chegada dos Açorianos; uma rendeira; uma benzedeira; duas representações do pão-por-Deus; uma figura que retrata a dança dos Arcos; um manezinho passarinheiro; e um casal de Açorianos com roupa tradicional da Ilha de São Miguel, do Arquipélago dos Açores.

O NEA convida a todos calouros e estudantes da UFSC, além de toda a comunidade a apreciar a exposição a partir do dia 25 de agosto, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, aberta de segunda a sexta-feira, no prédio do Núcleo de Estudos Açorianos, situado ao lado do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE).

Fotos panorâmicas da exposição: